Discurso durante a 25ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Transcurso do Dia da Floresta em 21 de março.

Autor
Valmir Amaral (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/DF)
Nome completo: Valmir Antônio Amaral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Transcurso do Dia da Floresta em 21 de março.
Publicação
Publicação no DSF de 27/03/2004 - Página 8582
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • REGISTRO, DIA, FLORESTA, ANALISE, DADOS, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA (FAO), GRAVIDADE, DESMATAMENTO, MUNDO.
  • SAUDAÇÃO, DECISÃO, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), PARCERIA, ORGÃO PUBLICO, INICIATIVA PRIVADA, ABERTURA, PESQUISA CIENTIFICA, TURISMO, ECOLOGIA, CONTROLE, VISITA, PARQUE, RESERVA ECOLOGICA.
  • CONCLAMAÇÃO, CULTIVO, ARVORE, VALORIZAÇÃO, EDUCAÇÃO, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE.

O SR. VALMIR AMARAL (PMDB - DF. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, na data de 21 de Março, celebra-se, anualmente, o Dia Da Floresta. Entretanto, é com tristeza que constatamos que o mundo moderno está cada vez menos verde. Segundo recente relatório publicado pela FAO, organismo especializado das Nações Unidas, o espaço vital de florestas para cada habitante do nosso planeta vem diminuindo em doze metros quadrados a cada ano que passa.

A despeito da onda verde de consciência ecológica que acomete nossa sociedade, muito se tem falado, porém pouco se tem feito para estancar tal processo. Cerca de 12 milhões de hectares de matas somem para sempre todos os anos, o equivalente a 40 campos de futebol por minuto.

Embora a taxa de desflorestamento mundial tenha sofrido uma redução de 20% na última década, a África e América do Sul ainda padecem de taxas elevadíssimas, sendo o conceito de desenvolvimento sustentável ainda uma distante quimera.

Após 500 anos do início da colonização européia, temos como resultado o extermínio de cerca de 92% das reservas originais de Mata Atlântica, bioma detentor das mais ricas biodiversidades do mundo.

Contudo, a despeito de todos esses dados negativos, não sepultamos nossas esperanças de vermos um mundo e um Brasil que respeitem e conservem o seu patrimônio natural.

Assim, é com profunda satisfação que saudamos a proposta do Instituto Nacional do Meio Ambiente (IBAMA) de democratizar, de maneira responsável e cuidadosa, as unidades de conservação e manejo florestais para a pesquisa científica e o turismo ecológico ordenado.

Por meio de parcerias com órgãos públicos e empresas privadas, diversos santuários ecológicos poderão receber visitas de pequenos grupos diários, despertando na população o interesse pelas coisas naturais e o compromisso pela preservação de nossa flora.

Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, daqui desta tribuna, conclamamos a todos os brasileiros que plantem uma árvore, numa singela homenagem ao Dia da Floresta, ao mesmo tempo em que reconhecemos na educação ambiental a mais valiosa ferramenta para construirmos um mundo ecologicamente sustentado e mais agradável de se viver.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/03/2004 - Página 8582