Discurso durante a 30ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Protesto contra o uso do episódio Lunus, no qual foi vítima a Senadora Roseana Sarney, para defender o atual Governo no caso Waldomiro Diniz.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Protesto contra o uso do episódio Lunus, no qual foi vítima a Senadora Roseana Sarney, para defender o atual Governo no caso Waldomiro Diniz.
Publicação
Publicação no DSF de 03/04/2004 - Página 9207
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, IDELI SALVATTI, LIDER, SENADO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), DESRESPEITO, ROSEANA SARNEY, SENADOR, AUSENCIA, PLENARIO, FATO, CAMPANHA ELEITORAL, POSTERIORIDADE, INVESTIGAÇÃO, ABSOLVIÇÃO, PROTESTO, ORADOR, TENTATIVA, OCULTAÇÃO, CRISE, GOVERNO FEDERAL, DENUNCIA, CORRUPÇÃO.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores...

Há orador na tribuna, Senadora Ideli Salvatti. Espero que V. Exª apenas escute este seu modesto admirador.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - À vontade, Senador, sou toda ouvidos para V. Exª.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Muito obrigado.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Nação toda é testemunha. Os que acompanham o dia-a-dia...

Eu queria pedir à Senadora Ideli, Líder, que me ouvisse, porque quero... Não vou responder a ela, apenas citá-la.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - Senador Heráclito, tenho dois ouvidos e uma única boca. Portanto, posso ouvi-lo muito bem.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - A Nação brasileira toda é testemunha, Senador Pedro Simon, de que não existe, na história recente, um aliado tão dedicado a um governo como o Senador Sarney tem sido ao Governo Lula. Igual comportamento vem tendo a sua filha, minha correligionária de Partido, Senadora Roseana Sarney, que defende o Governo, inclusive contrariando as diretrizes partidárias. Daí por que a minha grande interrogação. Sabendo que a Senadora Líder do PT é uma pessoa altamente articulada e que trabalha sintonizada com o núcleo duro, mole, frouxo, bom e ruim do Partido, por que esse prazer mórbido de, constantemente, trazer de volta um fato que todos querem esquecer: o episódio de que foi vítima a Senadora Roseana Sarney? Só esta semana, a Senadora já falou nesse episódio mais de cinco vezes. A Senadora Roseana foi absolvida, teve a sua carreira brilhante interrompida pelo episódio, mas isso não dá o direito de um aliado permanentemente citar esse triste episódio, como se quisesse a ele agarrar-se para se salvar de uma enchente que vai tragando tudo que encontra rio afora. A Senadora Roseana merece o respeito da Nação, principalmente dos aliados; sofreu, tem uma saúde frágil e não deveria, de maneira nenhuma, Sr. Presidente, principalmente encontrando-se ausente deste Senado, ter esse episódio citado sistematicamente. É preciso que as pessoas encontrem exemplos mais sólidos para justificar erros atuais. É preciso que o Governo entenda que não é batendo em aliados, citando exemplos como esse, que vai convencer a Nação. É bom que a Senadora, que à época morava em Santa Catarina, acompanhe pelos jornais de então qual foi o comportamento do seu Partido no episódio do Maranhão. Isto não lhe dá direito nem passaporte nem autoridade para citar constantemente esse caso.

Sei que dói na família, sei que dói na filha, até bem pouco tempo doía na avó. Será prestado um grande serviço se esse episódio não ficar sendo usado banalmente aqui. O discurso de um pai ferido que vem aqui defender a honra da filha não deve ser usado como argumento para governo nenhum se segurar quando argumentos mais fortes lhe faltam.

Faço aqui esse protesto indignado e mais uma vez registro a minha tristeza em relação a esse modelo novo que se implantou no Senado de se citar colegas, nunca de maneira elogiosa, quando ausentes estão do plenário. Esta é uma prática que não existia nesta Casa; sempre se respeitou a ausência.

Não tenho nenhuma procuração para defender a Senadora Roseana Sarney, embora seja do meu Partido. Só penso que o PT, pelos seus canais de liderança, deve procurar outros exemplos e não expor uma aliada, que tem sido fiel, que tem trabalhado no sentido de conciliar contrários e dar estabilidade ao Governo, algo que os que originaram a conquista deste Poder não conseguem fazer.

Perdoem-me, Srªs e Srs. Senadores, a minha indignação, mas é de tristeza, porque acho que os argumentos para defesa dos erros do atual Governo têm que ser procurados em outros campos e não nesse. Tenho certeza de que a Senadora Líder do PT fará uma reflexão e verá que a Senadora Roseana não merece ser lembrada por esse episódio.

Eu gostaria que a Senadora e o seu Partido lembrassem o grande governo que ela fez no Maranhão - este é o testemunho de um vizinho seu - , um governo respeitado pelos adversários por ter sido correto, sério e honesto.

Eu gostaria que fosse lembrado aqui o sacrifício que a ex-Governadora vem fazendo para dar rumo ao atual Governo e não este episódio que não constrói, muito pelo contrário, traz constrangimento para todos nós.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/04/2004 - Página 9207