Discurso durante a 31ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Defesa do término da construção da Ferrovia Norte-Sul para impulsionar a agricultura tocantinense, afirmando a importância do apoio por parte do governo federal, à agricultura brasileira.

Autor
João Ribeiro (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: João Batista de Jesus Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Defesa do término da construção da Ferrovia Norte-Sul para impulsionar a agricultura tocantinense, afirmando a importância do apoio por parte do governo federal, à agricultura brasileira.
Publicação
Publicação no DSF de 06/04/2004 - Página 9376
Assunto
Outros > SENADO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, CONSELHEIRO, VICE-PRESIDENTE, TRIBUNAL DE CONTAS, ESTADO DO TOCANTINS (TO).
  • REGISTRO, DESENVOLVIMENTO AGRARIO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), OCORRENCIA, FESTA, SOJA, MUNICIPIOS, EXPECTATIVA, CONCLUSÃO, CONSTRUÇÃO, FERROVIA, ELOGIO, TRABALHO, SECRETARIO DE ESTADO, AGRICULTURA.

O SR. JOÃO RIBEIRO (PFL - TO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, aproveito a oportunidade para saudar o Dr. Hebert Carvalho, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Tocantins, que se encontra na tribuna de honra.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho a esta tribuna na tarde de hoje para falar da agricultura tocantinense.

Vimos aquele Estado nascer, ou melhor, ajudarmos a criá-lo. Em 1988, quando foi criado nosso querido Estado do Tocantins, eu era Deputado Estadual. Fui o único Deputado Estadual que acompanhou politicamente o ex-Deputado Federal Siqueira Campos, nosso Governador por três mandatos, que lutou pela criação do Estado do Tocantins, sonho realizado em virtude da Constituição de 1988.

O que me entusiasma, Sr. Presidente, é que temos acompanhado, dia a dia, tudo o que vem acontecendo no meu querido Estado do Tocantins, sobretudo, na agricultura. Quando ouvíamos o Governador Siqueira Campos dizer que no Tocantins haveria barragens, que construiríamos oito, dez barragens para a geração de energia elétrica, que teríamos uma agricultura forte e também construiríamos a ferrovia Norte/Sul e a hidrovia Araguaia/Tocantins, enfim, tantas coisas boas que já aconteceram em nosso Estado.

A produção da agricultura, graças a Deus, a cada ano que passa se multiplica. Neste ano, há um crescimento de quase 400%, com referência aos anos anteriores. Isso se dá principalmente pela expectativa da continuação da construção da ferrovia Norte/Sul e sua conclusão, um dos compromissos do Presidente Lula. Temos a certeza de que Sua Excelência irá honrar esse compromisso, até porque tem falado sobre o assunto nos seus últimos discursos. No discurso da posse do novo Ministro dos Transportes, eu estava presente e ouvi quando o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que faria as ferrovias e citou a Norte/Sul em primeiro lugar.

Com a grande possibilidade da construção da ferrovia Norte/Sul e terras baratas que ainda há no Estado do Tocantins. E terras boas, Senador Gerson Camata, para oferecer ao cidadão catarinense, paranaense, gaúcho, paulista, terras planas, que têm água em abundância Em nosso Estado, agricultura caminha a passos largos.

Recentemente, tivemos duas grandes festas em projetos de plantio de soja, no Município de Santa Rosa do Tocantins, e no Município de Pedro Afonso. Estamos aguardando também a festa da soja deste ano - estive lá no ano passado - além do Prodecer (Programa de Desenvolvimento dos Cerrados), que funciona naquele Município. Portanto, estamos enxergando, acompanhando e participando de forma ativa do desenvolvimento da agricultura no nosso Estado. Isso nos deixa muito felizes, muito alegres, porque é com a agricultura que vamos tirar o País das dificuldades que vive. Se há um setor que deu certo e que está dando certo neste País é a agricultura. Por isso é muito importante que o Governo dê todo apoio para a agricultura brasileira.

O Tocantins não é diferente dos outros Estados. Cito o caso do Tocantins, Sr. Presidente, porque na nova fronteira do nosso País. Tantas coisas boas já foram construídas e feitas, como aqui já citei em outras oportunidades.

Quero aqui, Sr. Presidente, homenagear, neste meu rápido discurso, Raimundo Nonato Pires dos Santos, o Secretário da Agricultura que deixou a Pasta na sexta-feira para ficar livre, não para criar qualquer tipo de concorrência com a nossa atual prefeita da capital, candidata à reeleição. Está pronto para qualquer disputa. Na pessoa de Raimundo Nonato Pires dos Santos, quero homenagear os agricultores tocantinenses, aqueles que para lá foram levando o progresso e plantando não apenas soja, mas feijão, milho, enfim, os produtos que fazem parte não apenas da cesta básica, mas sobretudo estão destinados à exportação. Raimundo Nonato Pires dos Santos realizou um excelente trabalho junto aos agricultores tocantinenses nas áreas da pecuária e agricultora. Portanto, espero que o Governador Marcelo Miranda, ainda nesta semana, de hoje para amanhã, escolha um outro secretário que tenha a mesma capacidade e competência do nosso atual vice-governador Raimundo Boi e, sobretudo, que possa dar continuidade ao belíssimo trabalho que vinha realizando.

Fica aqui, Sr. Presidente, para encerrar, o meu convite aos agricultores gaúchos, na pessoa do Senador Paulo Paim; aos paranaenses, através do Senador Alvaro Dias; aos paulistas e catarinenses, para que continuem vindo para o Tocantins. As portas estão abertas. Lá, empresário da indústria ou rural é recebido com tapete vermelho. Assim dizia o ex-governador Siqueira Campos, assim continua a dizer o Governador Marcelo Miranda.

Que venham para o Tocantins, porque o tocantinense está de braços abertos, ele precisa de emprego e trabalho, e é através da agricultura que vamos melhorar a vida do povo tocantinense e da população brasileira.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/04/2004 - Página 9376