Discurso durante a 31ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Moção de apoio da Terceira Conferência da Amazônia realizada em Porto Velho-RO, ao Senador João Capiberibe e à Deputada Janete Capiberibe. (como Líder)

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Moção de apoio da Terceira Conferência da Amazônia realizada em Porto Velho-RO, ao Senador João Capiberibe e à Deputada Janete Capiberibe. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 06/04/2004 - Página 9383
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • LEITURA, DOCUMENTO, PARTICIPANTE, CONFERENCIA, REGIÃO AMAZONICA, SOLIDARIEDADE, JOÃO CAPIBERIBE, JANETE CAPIBERIBE, DEPUTADO FEDERAL, VITIMA, INJUSTIÇA, PROCESSO, JUSTIÇA ELEITORAL, POSSIBILIDADE, PERDA, MANDATO ELETIVO.
  • DENUNCIA, AMEAÇA, DEMOCRACIA, EXPECTATIVA, DECISÃO, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE).

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT. Como Líder. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ouvimos aqui muitos discursos e muitos apartes em defesa do Senador João Alberto Capiberibe e da Deputada Janete Capiberibe, e temos em mãos a seguinte moção de apoio da Terceira Conferência da Amazônia a esses Parlamentares:

Os participantes da Terceira Conferência da Amazônia, que se realizou na cidade de Porto Velho, tornam público o apoio ao Senador do Amapá, João Alberto Capiberibe, ameaçado com perda de mandato, conforme julgamento iniciado pela Corte do TSE, na sexta-feira última.

Diversos fatores indicam a existência de manipulação no ato de denúncia e, instaurado o processo, confirma-se que os próprios denunciantes afirmaram em juízo terem sido pagos para depor contra o Senador e sua mulher, a Deputada Federal Janete Capiberibe.

A Terceira Conferência da Amazônia acredita na avaliação apolítica e justa dos Srs. Ministros daquela Corte, impedindo que os adversários do Senador, que o acusam de fraude e corrupção eleitoral relativos ao Pleito de 2002, consumem um ato que consideramos uma ameaça à soberania do voto e da democracia amazônica.

Esse é o conteúdo da moção de apoio aprovada na Terceira Conferência da Amazônia ao Senador João Alberto Capiberibe. Nessa reunião, encontravam-se muitas lideranças. Ainda não me chegou às mãos o abaixo-assinado que elaboraram, mas sei que dele constam assinaturas bastante significativas, de personalidades, Governadores, Deputados, representantes de entidades, de organizações da sociedade, de organizações não-governamentais, enfim, de participantes da Conferência. O Senador Tião Viana, com quem falei há pouco, também estava presente ao evento.

Estamos lendo essa moção para que realmente fique registrado para o Plenário desta Casa o apoio da Terceira Conferência da Amazônia ao Senador João Capiberibe e à Deputada Janete Capiberibe.

Parece-nos que todos os discursos que transcorreram aqui, inclusive o último aparte, feito pelo Senador Ramez Tebet - que se referiu ao conteúdo de um memorial que tem em mãos -, deixam muito claro que esse fato significa uma ameaça ao processo democrático, caso se configure esse tipo de decisão. Esperamos que ela não se configure.

Realmente a história de João Capiberibe não condiz com esse tipo de procedimento. Por conseguinte, estamos confiantes e acreditamos que os Ministros do TSE certamente terão a clarividência e a justeza nas suas decisões.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/04/2004 - Página 9383