Discurso durante a 31ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

A importância da Secretaria da Juventude criada por S.Exa. quando prefeito de Palmas.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO MUNICIPAL. ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.:
  • A importância da Secretaria da Juventude criada por S.Exa. quando prefeito de Palmas.
Publicação
Publicação no DSF de 06/04/2004 - Página 9383
Assunto
Outros > ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO MUNICIPAL. ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • COMENTARIO, DADOS, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE), JUSTIÇA ELEITORAL, SUPERIORIDADE, PERCENTAGEM, ELEITOR, ADOLESCENCIA, JUVENTUDE, MUNICIPIO, PALMAS (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), REGISTRO, ATUAÇÃO, ORADOR, EX PREFEITO, CAPITAL DE ESTADO, ATENDIMENTO, NECESSIDADE.
  • IMPORTANCIA, SECRETARIA, JUVENTUDE, MUNICIPIOS, TRABALHO, AMPLIAÇÃO, ACESSO, INFORMATICA, ESPORTE, EMPREGO, DEFESA, MEIO AMBIENTE, MULHER, CIDADANIA.
  • ELOGIO, CRIAÇÃO, SECRETARIA DE ESTADO, JUVENTUDE, ESTADO DO TOCANTINS (TO), HOMENAGEM, SECRETARIO.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PSDB - TO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Geraldo Mesquita, Srªs e Srs. Senadores, meus caros telespectadores da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado FM e da Rádio Senado Ondas Curtas, meu querido povo do Estado de Tocantins, quero fazer um registro principalmente fundamentado no fato de que Palmas é a mais jovem capital brasileira, não apenas porque foi a última a ser fundada. Segundo dados do IBGE e da Justiça Federal, Palmas detém hoje, dentre as capitais brasileiras, o maior percentual de eleitores na faixa de 16 a 24 anos, o que a torna ainda mais jovem do que as demais cidades brasileiras.

Quero dizer, Srª Presidente, Senadora Serys Slhessarenko, que ainda na campanha de 1992, que me levou a ser o primeiro Prefeito eleito da cidade de Palmas, tive a alegria de fundar grêmios estudantis em todas as nossas escolas. Com o surgimento do primeiro núcleo universitário, fundamos, com os nossos jovens, os diretórios acadêmicos, depois os DCEs, e finalmente foi criada a primeira Secretaria Municipal da Juventude, cujo cargo de Secretário foi ocupado pelo jovem Rogério Ramos.

Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, após alguns anos, depois que outras capitais seguiram o exemplo de Palmas, criando Secretarias Municipais da Juventude, Rogério Ramos, autor de vários trabalhos publicados sobre políticas públicas para a juventude, foi eleito o melhor Secretário Municipal da Juventude de todas as capitais brasileiras. E Palmas sediou um encontro de políticas públicas para a juventude.

O trabalho foi tão frutífero e tão importante que sua expressão está marcada no plano diretor de Palmas, seja no projeto Cidade do Conhecimento - um projeto de inclusão digital -, seja no projeto das praças de esporte, dos núcleos de esporte, ou nos programas Amigos do Meio Ambiente, Menina Mulher e Primeiro Emprego, que, de fato, no Tocantins, fazem com que o jovem venha a ajudar o Poder Público na formulação de políticas públicas para a juventude, nas diversas atividades que os acompanham.

Realmente, a passagem de Rogério Ramos pela Secretaria Municipal da Juventude foi tão exitosa que, em 2002, o então Governador Siqueira Campos criou a Secretaria Estadual da Juventude e levou-o para lá.

Atualmente, tanto a Prefeitura de Palmas tem a Secretaria Municipal da Juventude, como o Governo do Estado do Tocantins tem a Secretaria Estadual da Juventude. Portanto, essas políticas públicas estão sendo levadas a cabo em nível estadual e municipal, o que é uma alegria para a nossa juventude.

Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero citar o nome de todos que já ocuparam o cargo de Secretário da Juventude, tanto na Prefeitura quanto no Estado. Na Secretaria Municipal da Juventude, sucederam Rogério Ramos os jovens Luciano Coelho, Humberto Mascarenhas, Fábio Ramos e, por último, a Prefeita Nilmar Gavino Ruiz acaba de nomear - em função dos desligamento de Fábio Ramos, que deverá concorrer a uma das vagas da Câmara de Vereadores de Palmas - o jovem João Maurício Roriz, a quem quero prestar uma homenagem. Este rapaz, ainda que com sua pouca idade, vem se preparando, no campo da publicidade, do marketing político, em todos os cursos de formação de políticas para a juventude, como também em outros cursos NBA´s voltados para o marketing político e se encontra totalmente preparado. Quero parabenizar a Prefeita Nilmar Galvino Ruiz pela escolha.

Presto a minha homenagem a João Maurício Roriz, atual Secretário da Juventude, e à atual Secretária Estadual da Juventude, Márcia Barbosa, que sucedeu Rogério Ramos, por firmarem convênios com a Justiça eleitoral a fim de facilitar, de incrementar a inscrição do eleitorado jovem de Palmas para as próximas eleições.

São muitos os programas, muitas as vantagens. As políticas públicas voltadas para a juventude têm sido proveitosas para o povo de Palmas e de Tocantins, tanto que a Prefeita Nilmar, Srª Presidente, vem recebendo muitos prêmios. Amanhã, S. Exª estará em Fortaleza, onde receberá mais um prêmio de gestão, pois vários de seus programas têm sido escolhidos como os melhores no âmbito nacional, não só os voltados para a juventude quanto os de administração pública e comunitária, resultado de um trabalho de equipe denominado Administração Comunitária, que trabalha com um Orçamento Participativo e discute com a comunidade, um exemplo para o Brasil.

Palmas é uma cidade de sucesso não só pela beleza física do seu plano diretor, entre a serra e um belo lago, mas muito mais pelas ações de todos que tivemos a alegria de administrá-la.

Fui o primeiro Prefeito de Palmas. A Cidade, à época 12 anos mais jovem, fez a opção de acreditar na juventude. Por isso, tenho lutado tanto neste plenário para que o Governo Federal encontre um meio de propor um programa que realmente confira o primeiro emprego a nossa juventude; um Fies que garanta verdadeiramente vagas nas universidades públicas e privadas para a maioria dos nossos estudantes, os negros, os deficientes, os oriundos das escolas públicas; e muito mais, garanta àquilo que prego: a cota social, que não discrimina pobres brancos, pardos, índios e de seus descendentes, assim teremos, majoritariamente, um quadro fácil de visualizar, a população negra, talvez a mais discriminada neste País.

Era essa a homenagem que gostaria de prestar a João Maurício Roriz, atual Secretário da Juventude, e à Márcia Barbosa, atual Secretária Estadual da Juventude no Tocantins.

Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/04/2004 - Página 9383