Discurso durante a 21ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO, CASSIO LEITE DE BARROS, OCORRIDO NO DIA 21 DO CORRENTE.

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO, CASSIO LEITE DE BARROS, OCORRIDO NO DIA 21 DO CORRENTE.
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/2004 - Página 7948
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, CASSIO LEITE DE BARROS, EX GOVERNADOR, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS).

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB - MS. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com muita emoção que venho à tribuna. Apresentei requerimento de pesar pelo falecimento de um grande homem público do meu Estado.

Cássio Leite de Barros é de tradicional família corumbaense. Foi Vice-Governador do então Estado de Mato Grosso e Governador daquele Estado. Sempre granjeou o respeito, o carinho e o reconhecimento de todos os seus concidadãos, pelas qualidades que ornamentavam sua personalidade e também pelo seu notável espírito público. Ele governou Mato Grosso do Sul nos anos de 1978 e 1979, antes, portanto, da divisão e criação daquele Estado. Na condução desse processo de divisão, que não foi fácil - foi um processo cheio de emotividade - e que deu origem ao Estado de Mato Grosso do Sul, Cássio Leite de Barros, então Governador, deu sobejas provas de sua sabedoria, do seu talento político, administrando com extraordinária habilidade as tensões inerentes a um processo dessa natureza.

Conheci Cássio Leite de Barros há muitos anos, mas com ele convivi melhor e mais tempo quando fui Prefeito de Três Lagoas e ele exerceu, por um curto período, o cargo de Governador do Estado. Nossos mandatos coincidiram, portanto, e tive a oportunidade de estreitar ainda mais os laços de amizade que nos uniam. Pude testemunhar sua quase inesgotável capacidade de trabalho, bem como a sua intransigente honestidade, timbre com que sempre marcou a sua atuação na arena política.

Essa capacidade de trabalho e essa honestidade eram qualidades já conhecidas de todos aqueles que travaram relações com Cássio Leite de Barros, seja em sua vida familiar, seja em sua vida profissional, onde se destacou como pecuarista, como jornalista, como advogado. Político por excelência, sempre se interessou pelos assuntos de Corumbá, de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. Essas atividades múltiplas que exerceu nunca o impediram de participar ativamente da vida dos seus concidadãos, procurando contribuir de todas as formas para o bem comum, como demonstra o importante trabalho realizado como integrante do Lions Club, instituição de que foi Presidente, bem como pelo seu trabalho altamente filantrópico na Sociedade Beneficente Corumbaense, que administra o Hospital de Caridade daquele próspero Município do meu Estado.

Pantaneiro apaixonado, defensor incansável das melhores tradições de nossa gente, Cássio Leite de Barros deixa um raro exemplo de vida produtiva e generosa, que sempre servirá de inspiração para todos nós e especialmente para a sua numerosa família, composta de cinco filhos, quinze netos e dois bisnetos, além de sua esposa e companheira inseparável de tantos anos, Dona Darcy Miranda de Barros, a quem envio, neste momento, o meu emocionado abraço.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a saudade de Cássio Leite de Barros nos acompanhará sempre, assim como o reconhecimento que devemos a ele por tudo que realizou ao longo da sua vida.

Corumbá, a “Cidade Branca” do meu Estado, está de luto. Mato Grosso do Sul está de luto. E permito-me dizer que o Estado de Mato Grosso também está de luto. Estão todos pranteando, de forma emocionada, o passamento deste grande homem público e chefe de família que foi Cássio Leite de Barros.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/2004 - Página 7948