Discurso durante a 32ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcurso, hoje, do vigésimo quinto aniversário de morte do ex-deputado estadual cearense José Paulino de Aguiar Rocha.

Autor
Patrícia Saboya (PPS - CIDADANIA/CE)
Nome completo: Patrícia Lúcia Saboya Ferreira Gomes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Transcurso, hoje, do vigésimo quinto aniversário de morte do ex-deputado estadual cearense José Paulino de Aguiar Rocha.
Publicação
Publicação no DSF de 07/04/2004 - Página 9603
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE PAULINO DE AGUIAR ROCHA, EX-DEPUTADO, RADIALISTA, ESTADO DO CEARA (CE), ELOGIO, ATUAÇÃO, VIDA PUBLICA.

A SRª PATRÍCIA SABOYA GOMES (PPS - CE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, transcorre hoje o 25º aniversário de morte do ex-deputado estadual cearense José Paulino de Aguiar Rocha, grande comentarista esportivo, com expressiva penetração nos diversos segmentos sociais do Estado e marcante sucesso por onde atuou.

Nascido na Serra da Meruoca, em 08 de dezembro de 1933, começou sua carreira como redator-esportivo da Rádio Verdes Mares, formando depois uma dupla de comentaristas com Gomes Farias, na Rádio Dragão do Mar, que fez grande sucesso. Ainda pertenceu à Rádio Assunção, retornando em 1997 à “Verdinha”, onde se consagrou.

Por onde passou marcou êxitos e sucesso pelo grande talento de comentarista, comunicador e orador.

Dedicou sua vida às grandes lutas. Paulino Rocha foi um dos mais entusiastas defensores da construção do grande estádio do Castelão e graças ao seu empenho e capacidade de mobilização, conseguiu conscientizar os governantes que deram início à construção do estádio cearense. O seu comentário histórico em defesa dessa obra,em 11 de novembro de 1973, dos estúdios da Rádio Verde Mares, marcou a sua trajetória.

Foi eleito deputado estadual em 1974, sendo o mais votado pelo antigo MDB. Em 1978 foi reeleito com uma votação consagradora, mas não chegou a assumir o mandato, pois teve que tirar licença para tratamento de saúde. Faleceu em 06 de abril de 1979, no auge dos seus 46 anos de idade, de câncer de pulmão. Nem a doença o intimidou. Batalhou até as últimas forças.

Foi um líder esportista e político. Era formado pela escola da vida. Apesar de torcedor fanático do Ceará Sporting Clube, era muito respeitado pela torcida do Fortaleza.

O seu dom era a comunicação. Foi combativo defensor da democracia. Seu exemplo de luta é inquestionável. Seu talento, reconhecido por todos, até pelos adversários. Seu sucesso, apreciado e lembrado.

Não poderia deixar de homenagear a figura inolvidável de Paulino Rocha.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/04/2004 - Página 9603