Discurso durante a 34ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem ao transcurso do cinqüentenário do Colégio D.Orione, em Tocantinópolis-TO.

Autor
João Ribeiro (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: João Batista de Jesus Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao transcurso do cinqüentenário do Colégio D.Orione, em Tocantinópolis-TO.
Publicação
Publicação no DSF de 13/04/2004 - Página 9886
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, MUNICIPIO, TOCANTINOPOLIS (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO).

O SR. JOÃO RIBEIRO (PFL - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Eduardo Siqueira Campos, Srªs e Srs. Senadores, assumo esta tribuna, na tarde de hoje, para deixar registrado nos Anais desta Casa Legislativa a passagem do cinqüentenário de uma das mais importantes instituições de ensino do meu Estado.

Trata-se do Colégio Dom Orione, da cidade de Tocantinópolis, que tem prestado inestimável serviço de educação à população daquela cidade, contribuindo efetivamente na formação das melhores lideranças tocantinenses.

É preciso registrar, como bem lembrou, em conversa recente, meu particular amigo, meu compadre e Prefeito de Tocantinópolis, o talentoso José Bonifácio Gomes de Souza, que a construção desse colégio foi, antes de tudo, um ato de desabrida coragem, sacrifício humano e pioneirismo daqueles padres italianos que enfrentaram, há 50 anos, as águas revoltas do Tocantins para fundar o colégio em nome da “Ordem da Divina Providência de Dom Orione”.

O marco triste da história ficou por conta do fato de que, no dia em que aportavam à região, os quatro padres foram colhidos por uma tempestade que deixou vivo apenas o Padre André Alice, que não deixou de cumprir a sua missão.

Hoje, essa história é recompensada com a competência com que o colégio se desincumbe com a sua tarefa de ensinar. Para que se possa ter uma idéia da qualidade do ensino que é ministrado por essa organização, basta que se observe a sua atuação em recente concurso da Secretaria da Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação, que classificou seu projeto pedagógico intitulado “Educando o Jovem para um Consumo Crítico e Consciente” entre os quinze melhores do Brasil, em uma lista de 741 concorrentes inscritos no Concurso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Médio.

Das comemorações alusivas aos 50 anos da inauguração do Colégio Dom Orione consta intensa agenda de atividades que se estenderão até o próximo dia 17 de abril.

Dentre elas, estarão incluídos: concurso de redação, alvorada festiva, exposição de projeto artístico, oficinas pedagógicas, peça teatral e exposição com referência à presença dos orionitas em Tocantinópolis. Também será lançado um livro produzido pelos próprios alunos e realizado um desfile cívico resgatando a história do Colégio.

Com toda certeza, Tocantinópolis está vivendo uma comemoração à altura da importância do Colégio Dom Orione. Prova disso é que lá estarão presentes, além das autoridades locais, o Governador Marcelo Miranda, o ex-Governador Siqueira Campos, o Deputado Estadual Fabion Gomes, irmão do Prefeito, e outras importantes lideranças políticas. Também estarão presentes o Bispo de Palmas, Dom Alberto, o Bispo de Tocantinópolis, Dom Lázaro, entre outras autoridades eclesiásticas.

Estão, portanto, de parabéns a diretoria, professores, alunos e ex-alunos daquele Colégio, o operoso povo da cidade de Tocantinópolis e o Estado do Tocantins, por ter no seu território tão insigne instituição de ensino.

Parabéns, Tocantinópolis! Parabéns, nosso querido Colégio Dom Orione!

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/04/2004 - Página 9886