Discurso durante a 30ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

CRITICA A SENADORA IDELI SALVATTI QUE USOU A PALAVRA EM EXPLICAÇÃO PESSOAL PARA ACUSAR O GOVERNO DO EX-PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • CRITICA A SENADORA IDELI SALVATTI QUE USOU A PALAVRA EM EXPLICAÇÃO PESSOAL PARA ACUSAR O GOVERNO DO EX-PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.
Publicação
Publicação no DSF de 03/04/2004 - Página 9202
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, LIDER, GOVERNO, ACUSAÇÃO, GESTÃO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, CONTRADIÇÃO, APROPRIAÇÃO, ELOGIO, RESULTADO, SAFRA, AGRICULTURA, ESTABILIDADE, ECONOMIA.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Evidentemente, baseada no Regimento, a Senadora Ideli Salvatti pediu a palavra para defender-se, mas em vez de fazer sua defesa - daí a minha questão de ordem -, partiu para o ataque. Lamentavelmente, acusou um Governo do qual tive a honra de ser Líder no Congresso, que se mais não fez foi exatamente porque o Partido dela impediu, mediante as obstruções da votação das reformas. Queria que a Senadora Ideli Salvatti dissesse à Nação qual é o tempo de que o Governo atual precisa para arrumar a Casa, porque já trocou de vassoureiro, de contínuo, demitiu gente, e a Casa continua desarrumada, o caos continua o mesmo. Se hoje cobramos determinadas atitudes do Governo foi porque ele prometeu, durante 20 anos, em praça pública. Se hoje a população está impaciente fazendo greve, é porque esperou durante 15 a 20 anos; o povo votou no atual o governo na esperança de que essas conquistas fossem realmente cumpridas e até agora nada aconteceu.

De forma que, quero lamentar que se use a explicação pessoal não para se defender de algum ataque, mas para atacar um governo que tem os seus pecados. Outra questão que gostaria de pedir à Senadora era a definição do que o governo passado fez de bom e de ruim, porque este Governo se vangloria da safra agrícola do Brasil, que é produto do governo passado; honra-se com a estabilidade econômica e com o sucesso do Ministro Palocci, que é trabalho de 8 anos do governo passado. Então, deveríamos fazer um tratado do que é bom e do que é certo para podermos definir. Agora, S. Exª tem o direito de escolher qual é o tempo que o Governo precisa para arrumar a Casa, lembrando que um terço desse tempo já foi queimado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/04/2004 - Página 9202