Discurso durante a 39ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra realização da feira agropecuária de Rondonópolis. Estranheza com declarações do Secretário de Infra-Estrutura do Mato Grosso de que o governo federal não liberará recursos para a conclusão da Ferro-norte.

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Registra realização da feira agropecuária de Rondonópolis. Estranheza com declarações do Secretário de Infra-Estrutura do Mato Grosso de que o governo federal não liberará recursos para a conclusão da Ferro-norte.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2004 - Página 10504
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • ELOGIO, FEIRA, EXPOSIÇÃO AGROPECUARIA, MUNICIPIO, RONDONOPOLIS (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), REGISTRO, DADOS, COMERCIALIZAÇÃO.
  • DEFESA, PRIORIDADE, TRANSPORTE, PRODUÇÃO AGRICOLA, BRASIL, CRITICA, DECLARAÇÃO, SECRETARIO DE ESTADO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), INJUSTIÇA, ACUSAÇÃO, FALTA, INTERESSE, GOVERNO FEDERAL, INVESTIMENTO, FERROVIA.
  • DEFESA, POLITICA DE TRANSPORTES, GOVERNO FEDERAL, CONFIRMAÇÃO, ANUNCIO, LIBERAÇÃO, RECURSOS, OBRA PUBLICA, FERROVIA.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria, em primeiro lugar, de registrar rapidamente a grande feira de produção que acontece, nestes dias, no nosso Estado de Mato Grosso, no nosso Município de Rondonópolis. Em três dias, o volume total de negócio dessa feira teve um saldo parcial de R$400 milhões.

Há declarações de que o Agrishow Cerrado já compete com as feiras agropecuárias de Ribeirão Preto, consideradas as mais movimentadas do País. E se nossas estradas, Srªs e Srs. Senadores - digo, agora, como registro, todas as vezes que ocupo a tribuna - estivessem em melhor estado, essa feira teria condições de superar as melhores do País. Portanto, mais uma vez, ressalto a necessidade de deslocarmos recursos da Cide diretamente para os órgãos federais responsáveis pelas estradas federais nos Estados brasileiros, especialmente em meu Estado, Mato Grosso.

Mas ocupo a tribuna na tarde de hoje para tratar de um assunto da mais alta relevância e que se relaciona ao transporte de produção no Estado de Mato Grosso.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, acompanhei com surpresa, e por que não dizer, com indignação, a entrevista que o Secretário de Infra-Estrutura de Mato Grosso, uma das altas autoridades do Governo Blairo Maggi, concedeu, no último final de semana, ao jornal Folha do Estado, que circula em Cuiabá.

De acordo com o que declara o Secretário, vejam só, “não há sinalização positiva do Governo Federal para a liberação de recursos e a retomada das obras”. Ele se reportava à Ferronorte.

Sr. Presidente, considero lamentável que o Secretário de Infra-Estrutura de Mato Grosso desconheça a história da Ferronorte e se exponha dessa forma com relação ao projeto da ferrovia. Mais que isso, é estranho que esse representante do Governador Blairo Maggi demonstre desconhecimento com relação ao interesse declarado do nosso Governo, do Governo Federal, relativamente à obra da Ferronorte, demonstrado no ano passado, quando nosso Presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve pessoalmente na inauguração do Terminal de Alto Araguaia.

O Presidente Lula não somente percorreu de trem o trecho Alto Taquari/Alto Araguaia, em Mato Grosso, como também assegurou, naquela oportunidade, perante todos nós - e lá estava o Governador Blairo Maggi - que estariam assegurados os recursos para a ferrovia chegar até Rondonópolis e, posteriormente, até Cuiabá.

Pelo que o Presidente Lula declarou naquela oportunidade, parece-me que não se possa concluir, como estranhamente faz o Secretário de Infra-Estrutura do Governo Maggi, que existe falta de interesse do Governo Federal em construir as obras da Ferronorte.

Não aceito isso!

Tão logo tomei conhecimento das declarações estranhas e surpreendentes - e por que não dizer -, irresponsáveis desse representante do Governo de Estado, entrei em contato com autoridades do Ministério da Integração Nacional e com o Presidente do Conselho de Administração da Ferronorte, Sr. Guilherme Narciso de Lacerda. Esses contatos deixaram-me tranqüila quanto ao apoio irrestrito do Ministro Ciro Gomes à liberação de recursos da Sudam, bem como o já anunciado acordo com o BNDES para que esse banco seja o grande parceiro da Ferronorte.

Temos o compromisso do Presidente Lula, temos o compromisso do Ministro Ciro Gomes e de toda a estrutura do Governo Federal de que as obras da Ferronorte serão tocadas, de que os trilhos da ferrovia chegarão, sim, até Rondonópolis e que brevemente estarão chegando também à cidade de Cuiabá.

Sr. Presidente, o Senador José Sarney, ilustre Presidente desta Casa, sabe muito bem, pois foi colega do ex-senador Vicente Vuolo, neste Senado, a história de lutas que cerca essa ferrovia. O Senador José Sarney, inclusive, quando Presidente da República, fez questão de assinar, em Cuiabá, o contrato de concessão da Ferronorte, ao lado do ex-senador Vuolo.

A Ferrovia Senador Vicente Vuolo, que está sendo construída pela Ferronorte, não é uma obra por si só de bitola larga e de dormentes de concreto, ecologicamente mais correta; ela é uma obra de integração nacional, um sonho de mato-grossenses e paulistas, defendida pelo grande brasileiro que foi Euclides da Cunha, já em 1901, em seu livro Contrastes e Confrontos.

Infelizmente, o meu tempo está se esgotando, mas gostaria de dizer que tenho certeza absoluta, pelo compromisso que vi o Presidente Lula assumir em Mato Grosso, por ocasião da inauguração da Ferronorte, trecho Alto-Taquari/Alto-Araguaia, que esse projeto da Ferronorte - Ferrovia Vuolo - irá se concretizar com certeza. E não aceitamos que o Secretário de Infra-estrutura do Estado venha dizer que duvida disso, que não acredita e que isso não vai acontecer. A Ferronorte vai chegar sim, e muito em breve - está com os recursos já em condições de serem liberados -, a Rondonópolis e, logo depois, chegará a nossa capital do Estado, a nossa Cuiabá.

Com a certeza de que o compromisso assumido pelo nosso Governo com as condições de trafegabilidade, de escoamento da produção, em especial no maior produtor de soja, no maior produtor de algodão, no detentor do maior rebanho bovino do País, que é o meu Estado de Mato Grosso, teremos, sim, as obras da Ferronorte indo avante e rapidamente.

Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2004 - Página 10504