Discurso durante a 39ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra a inclusão do Presidente Lula pela revista Time entre as cem pessoas mais influentes do mundo. (como Líder)

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. COMERCIO EXTERIOR. POLITICA EXTERNA.:
  • Registra a inclusão do Presidente Lula pela revista Time entre as cem pessoas mais influentes do mundo. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2004 - Página 10507
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. COMERCIO EXTERIOR. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), ELOGIO, AVALIAÇÃO, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REPRESENTAÇÃO, REIVINDICAÇÃO, TERCEIRO MUNDO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, BUSCA, NEGOCIAÇÃO, DIVIDA EXTERNA, FUNDO MONETARIO INTERNACIONAL (FMI), MELHORIA, CRITERIOS, INVESTIMENTO PUBLICO, INFRAESTRUTURA.
  • IMPORTANCIA, AUMENTO, PARCERIA, COMERCIO EXTERIOR, REGISTRO, VISITA, BRASIL, VICE CHEFE, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, NEGOCIAÇÃO, INVESTIMENTO, INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE, EXPORTAÇÃO, SOJA, FERRO.
  • COMENTARIO, NOTICIARIO, EXPECTATIVA, ACORDO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), UNIÃO EUROPEIA, BUSCA, ALTERNATIVA, AREA DE LIVRE COMERCIO DAS AMERICAS (ALCA), ANALISE, LIDERANÇA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de fazer o registro que entendo de suma importância para o nosso País acerca da inclusão do nosso Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na lista das cem pessoas mais influentes no mundo que a revista Time lança periodicamente.

Temos a honra de ter o nosso Presidente da República incluído entre as cem pessoas mais influentes exatamente por ser o porta-voz dos países em desenvolvimento. Sua Excelência é a pessoa que tem sido hoje no cenário mundial o porta-voz dos anseios, das reivindicações dos países excluídos dos benefícios da globalização e do desenvolvimento econômico do nosso planeta.

Lula é o único latino-americano incluído entre os cem mais influentes do mundo e é um dos poucos Presidentes da República. Apenas cinco Chefes de Estado foram indicados pela Time.

A inclusão do Lula nessa lista deve-se ao trabalho muito firme que o nosso Presidente vem desenvolvendo desde o primeiro dia de mandato na busca de parcerias, no levantamento de problemas relevantes ao cenário internacional. Agora, acompanhamos toda essa busca de modificação nos critérios para o estabelecimento do que pode ser incluído em termos de gastos públicos, de investimento ou não, segundo o que é estabelecido pelo Fundo Monetário Internacional.

O assunto levantado pelo Presidente Lula acabou tendo, inclusive, apoio de vários outros países em reunião recente realizada em Lima, no Peru, e abriu o debate no Fundo Monetário Internacional, com perspectiva de conseguirmos mudar o critério de investimentos, principalmente em infra-estrutura, tão importante e fundamental para o desenvolvimento dos países emergentes, que têm uma condição diferenciada e que não fazem parte dos industrializados e desenvolvidos. É preciso que tenhamos esse critério alterado. Exatamente a presença, a palavra e a liderança do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva tornaram esse debate possível nesse momento.

Saudamos, como parte desse trabalho que o Presidente vem fazendo no sentido de abrir parcerias e novos campos, a chegada, no dia de hoje, do Vice-Primeiro Ministro da China, esse parceiro comercial que vem assumindo uma prioridade nas relações internacionais com o Brasil. Hoje estamos recebendo o Vice-Primeiro Ministro da China como ato preparatório da viagem que o Presidente Lula fará em maio àquele importante País não somente para a discussão do investimento de US$10 bilhões em infra-estrutura em nosso País, como, principalmente, para a viabilização e agilização da exportação de dois produtos essenciais para a República Popular da China neste momento: o minério de ferro e a soja. Todos sabemos do estrangulamento da infra-estrutura brasileira e da situação das nossas estradas e portos, e a China exatamente tem a possibilidade, o potencial e a perspectiva de investir US$10 bilhões para viabilizar a infra-estrutura de exportação do minério-de-ferro e da soja.

É importante ainda lembrar que a China já é o nosso terceiro parceiro comercial. Somente no ano passado, tivemos 60% de crescimento em exportações para a China. Portanto, a chegada do importante representante daquele país que vem assumindo cada vez mais essa parceria é algo que corrobora o nome internacional que o Presidente Lula vem desenvolvendo.

Outra questão importante que está nos noticiários deste final de semana e que tem relação com essa liderança internacional é o fato de o acordo Mercosul/União Européia, que se está desenhando cada vez como algo mais sólido e com fortes perspectivas de ser fechado no mês de outubro, vir exatamente para consolidar essa liderança, porque, com as dificuldades criadas pelos Estados Unidos na Alca, ninguém dormiu, ninguém sossegou e foi buscar novas parcerias.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - Portanto, a intransigência norte-americana fez com que o Brasil e seus parceiros do Mercosul procurassem a União Européia em busca de tarifas mais baixas e de quotas maiores em benefício de todos os países do Mercosul.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - Sr. Presidente, não é à toa nem é de graça que o Lula está sendo indicado como uma das cem personalidades mais importantes no cenário internacional. Esses fatos que estão ligados aos acordos Mercosul/União Européia e à ampliação da parceria com a China são inequivocamente a confirmação da liderança que Sua Excelência vem desenvolvendo e desempenhando e que tanto honra o nosso País.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2004 - Página 10507