Discurso durante a 44ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao transcurso do trigésimo nono aniversário de fundação da Rede Globo de Televisão.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao transcurso do trigésimo nono aniversário de fundação da Rede Globo de Televisão.
Publicação
Publicação no DSF de 28/04/2004 - Página 11242
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ELOGIO, QUALIDADE, ATENDIMENTO, INTEGRAÇÃO, EXTENSÃO, TERRITORIO NACIONAL, REGISTRO, HISTORIA, EVOLUÇÃO, TECNOLOGIA, CONTRIBUIÇÃO, PAIS.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Rede Globo de Televisão completa, neste mês de abril, 29 anos de atividades contínuas e quase tanto na liderança do sistema televisivo nacional. Face à dimensão do mercado consumidor brasileiro e à qualidade da produção da Rede Globo, ela é considerada uma das maiores e melhores redes do mundo, tendo recebido inúmeros prêmios internacionais.

Não se trata apenas de uma história de sucesso. Trata-se, também, de uma história de inovação e pioneirismo. Se a extinta Rede Tupi iniciou o ciclo da televisão no Brasil, a Rede Globo, protagonizou, ao longo desses quase trinta anos, alguns dos marcos do sistema de comunicações de nosso País:

Em 1968, a TV Globo transmite com exclusividade a viagem da Apolo XI, inaugurando as transmissões via satélite no Brasil.

Em 1969, o Jornal Nacional inicia as transmissões em rede no País.

Em 1970, vemos, pela primeira vez, uma Copa do Mundo ao vivo na tela da Globo.

Em 1972, a TV Globo inaugura o sistema de transmissão a cores no Brasil.

Em 1975, a Globo é a primeira emissora a transmitir em rede nacional sua programação.

Em 1996, os satélites permitem as primeiras transmissões em tempo real, sem defasagem, dentro do Brasil.

Em 1999, o seriado Mulher faz da Globo a primeira rede a produzir um programa em televisão de alta definição, a chamada HDTV.

Assim a Rede Globo construiu sua imagem de sucesso e sua reputação de qualidade: inovando, informando, educando e entretendo.

Integrar e valorizar seus quadros sempre foi e continua sendo a arma maior da Globo para se manter na liderança das redes brasileiras de TV. Colocando ao dispor de seu pessoal o que de melhor e mais moderno a tecnologia pode disponibilizar em termos de recursos, a Rede do “plim-plim" valoriza seus talentos e gratifica seus espectadores.

Com sedes no Rio, onde se criou, e em São Paulo, desde 1999, a Globo reinventa todo dia a linguagem da comunicação visual, seja por suas vinhetas famosas no mundo inteiro, seja pelo produto mais tipicamente brasileiro jamais gerado na TV: as novelas.

Considerados folhetins de segunda categoria, ao tempo de seu lançamento, chamados de dramalhões, as novelas foram, pouco a pouco, granjeando status de produto cultural e avançando no gosto de todas as camadas da população brasileira, a ponto de se tornarem produtos de exportação para todos os recantos do mundo, de Portugal à China.

Usando seu poder de comunicação para muito além da pura e simples informação, a Rede Globo desenvolve projetos de inclusão social que mobilizam a sociedade como um todo e têm motivado suas concorrentes a formularem propostas semelhantes. Esse é o caso do “Criança Esperança”, que, pela sua importância, tem, desde um bom tempo, a parceria do Unicef em sua realização. São R$122 milhões arrecadados nos 17 anos de realização do projeto, que puderam beneficiar quase três milhões de crianças, atendidas por quase cinco mil projetos sociais espalhados em todo o Brasil.

Além disso, a discussão de temas importantes, no script das novelas, tem servido para despertar consciência do público diante de questões relevantes e complexas, como consumo de drogas, sexualidade e gravidezes precoces, homossexualidade e estigmatização de doentes graves com câncer ou Aids. São questões de indiscutível importância social que passam a permear o cotidiano do grande público e iniciam um processo de tomada de consciência individual e coletiva, no sentido de como lidar com elas.

Além disso, a Globo envolve-se em campanhas de cunho social de todos os tipos, estabelecendo parcerias com todas as organizações públicas ou privadas que desejem fazer o mesmo. Parcerias com o Sesi, a Apae, a Fundação Abrinq, o Programa Fome Zero e tantas outras fazem da Rede Globo um efetivo veículo de promoção social neste País.

Sr. Presidente, o jornalista Roberto Marinho, dando continuidade e amplitude ao empreendimento de se pai, o também jornalista Irineu Marinho, deixou, para gestão de seus filhos e sucessores, uma organização empresarial que é modelo da capacidade empreendedora de nosso povo.

À Rede Globo, no mês em que comemora mais um ano de fundação, nossos calorosos votos de congratulação e o augúrio de que, mais e mais, possa contribuir para o crescimento da solidariedade social, base indiscutível de toda a possibilidade de o Brasil se tornar uma grande Nação.

A mídia, com suas virtudes e defeitos, é parte indissolúvel da construção de um novo Brasil. E tenho a certeza de que a Rede Globo saberá continuar a dar sua contribuição para esse projeto de todos nós.

Por tudo isso, e por tudo mais que não mencionei, mas que está no conhecimento de todos, solicito que a Presidência envie, em nome do Senado Federal, votos de felicitação à família Marinho e aos Diretores da Rede Globo pela passagem do 39º aniversário de sua fundação, a transcorrer no dia 26 de abril.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/04/2004 - Página 11242