Discurso durante a 45ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Apelo ao governo federal para a viabilização de recursos para a modernização e ampliação da estrutura portuária e das vias de acesso ao Porto Graneleiro de Porto Velho, para escoamento da produção da região.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Apelo ao governo federal para a viabilização de recursos para a modernização e ampliação da estrutura portuária e das vias de acesso ao Porto Graneleiro de Porto Velho, para escoamento da produção da região.
Publicação
Publicação no DSF de 29/04/2004 - Página 11489
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, AMPLIAÇÃO, SAFRA, SOJA, EXPORTAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO), PREVISÃO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), CONTINUAÇÃO, AUMENTO, PRODUÇÃO, GRÃO.
  • REGISTRO, ATUAÇÃO, ORADOR, EPOCA, EX GOVERNADOR, ESTADO DE RONDONIA (RO), IMPLANTAÇÃO, PORTO FLUVIAL, TRANSPORTE A GRANEL, CAPITAL DE ESTADO, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO.
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), DESTINAÇÃO, RECURSOS, MODERNIZAÇÃO, AMPLIAÇÃO, ATIVIDADE PORTUARIA, ACESSO, PORTO, HIDROVIA, ESTADO DE RONDONIA (RO).

O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há poucos dias, a imprensa deu destaque a uma notícia que, para os brasileiros e, especialmente, para a população do meu Estado de Rondônia, é das mais auspiciosas.

A notícia, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, é a de que Rondônia baterá, neste ano de 2004, o recorde na exportação de soja. E alcançará esse feito em condições invejáveis: em vez do um milhão e cem mil toneladas do ano passado, serão embarcados para o exterior, pelo Porto Graneleiro de Porto Velho, cerca de dois milhões de toneladas de soja.

É claro - e não poderia ser de outra forma - que grande parte de minha satisfação se deve ao fato de, nesta Casa, eu ter a honra de representar o povo rondoniense. Não obstante, quero registrar também o orgulho que sinto por ter sido o responsável, quando governei o Estado, pela implantação do Porto Graneleiro de Porto Velho.

Em 1995, Sr. Presidente, o porto da capital movimentava pouco mais de um milhão de toneladas de carga geral por ano: embarcavam seiscentas mil toneladas e desembarcavam quatrocentas mil.

Naquele ano implantamos o Porto Graneleiro, e os resultados foram extremamente significativos: já em 1998, no final de meu governo, a carga movimentada no porto de Porto Velho mais que duplicara, passando dos dois milhões e duzentas mil toneladas. E, desse total, quase um milhão de toneladas correspondiam a granéis sólidos e líquidos.

Os reflexos dessa obra na economia do Estado e da região Norte foram tão evidentes que o Portal Brasil, seguramente um dos portais mais consultados na internet, destaca na seção destinada aos Estados brasileiros a seguinte afirmação: “a construção do Porto Graneleiro na capital, Porto Velho, em 1995, e a abertura, em 1997, da hidrovia do rio Madeira, mudaram o perfil econômico de Rondônia”.

De forma, Srªs e Srs. Senadores, que meu orgulho e minha satisfação são mais que justificáveis. Se hoje temos condições de exportar anualmente pelo Porto Graneleiro, somente em soja, cerca de dois milhões de toneladas, é porque há quase dez anos tivemos a audácia de sonhar, e a coragem de fazer.

Ademais, é importante ressaltar que esses números só tendem a crescer. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, “Vilhena está inserida em uma das regiões do País que mais vai produzir grãos nos próximos cinco anos”. E isso porque, segundo a empresa, é enorme “o potencial que o sul de Rondônia oferece, em conjunto com o Mato Grosso, na produção de grãos”. Também de acordo com a Embrapa, Sr. Presidente, “o Porto Graneleiro localizado em Porto Velho e o transporte hidroviário são elementos que apontam para o desenvolvimento da agropecuária do Estado de Rondônia”.

Devo enfatizar ainda, Senhoras e Senhores Senadores, que, embora a soja seja efetivamente o principal produto embarcado no Porto Graneleiro, muitos outros produtos têm participação destacada na movimentação do porto. Em termos de embarque, por exemplo, podemos citar a brita, a madeira, o açúcar, a cerâmica, e principalmente a carga geral em carretas e contêineres. Já no que diz respeito às cargas desembarcadas, merecem destaque os granéis líquidos, em especial o óleo diesel, a gasolina e o querosene de aviação.

Em suma, Sr. Presidente: temos hoje, em Porto Velho, um porto graneleiro com movimentação das mais expressivas. Além disso, conforme alertado pela Embrapa, temos um potencial de crescimento nada desprezível. E é exatamente essa constatação que me leva a concluir o pronunciamento com um apelo: não podemos, de maneira nenhuma, pôr em risco a expectativa de desenvolvimento da economia de Rondônia. É essencial, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, que sejam viabilizados recursos para a modernização e ampliação da estrutura portuária e das vias de acesso ao porto de Porto Velho.

A parceria público-privada, por exemplo, de que tanto se fala atualmente nas instâncias de governo e no Congresso Nacional, pode ser uma das opções.

Mas isso não quer dizer que o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, não deva também alocar recursos que são mais que necessários, são acima de tudo urgentes.

Não podemos estimular a produção e falhar no transporte. Não podemos, Sr. Presidente, ver frustrado aquele sonho que começou há quase dez anos, quando implantamos o Porto Graneleiro de Porto Velho. Eis o apelo de alguém que acreditou nesse sonho desde o início. Eis, muito mais que isso, o apelo do povo de Rondônia.

Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/04/2004 - Página 11489