Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Parabeniza o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco - Sindaçúcar pelo relatório de suas atividades, em que demonstra a sua importância para o desenvolvimento econômico e social daquele Estado.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Parabeniza o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco - Sindaçúcar pelo relatório de suas atividades, em que demonstra a sua importância para o desenvolvimento econômico e social daquele Estado.
Publicação
Publicação no DSF de 30/04/2004 - Página 11753
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • IMPORTANCIA, ATIVIDADE, SINDICATO, INDUSTRIA, AÇUCAR, ALCOOL, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, REGIÃO, CRIAÇÃO, PROGRAMA, MANUTENÇÃO, CRIANÇA, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, GARANTIA, ACESSO, POPULAÇÃO CARENTE, CIDADANIA.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, foi com satisfação que recebi informativo sobre as atividades conduzidas pelo Sindaçúcar, o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco.

O Brasil, como todos sabemos, foi colonizado a partir da vontade de os portugueses plantarem cana e produzirem açúcar, produto então raro e caríssimo na Europa.

Desde então, a cana-de-açúcar tem estado profundamente ligada à nossa História. Basta lembrar que, em décadas mais recentes, o Governo Federal tomou a iniciativa de implantar um projeto que permitisse aos automóveis serem abastecidos com álcool. Se o programa teve alguns problemas, isso não significou o abandono da idéia, que hoje está revitalizada com a existência de veículos que podem ser abastecidos tanto com gasolina quanto com álcool combustível.

O Sindaçúcar, cumpre dizer, é entidade cujo fim é o de representar segmento da agroindústria que tem gerado empregos e divisas para o Brasil. Só no Estado de Pernambuco, a cana-de-açúcar gera 60 mil empregos diretos, em 50 municípios.

Para manter o setor sadio, a entidade organiza estudos, presta assistência jurídica, elabora convenções coletivas de trabalho, incentiva o melhoramento tecnológico, apóia o comércio exterior e, é importante observar, constrói e desenvolve propostas de ações sociais.

Com o firme propósito de assegurar que a criança permaneça na escola e não trabalhe, especialmente naquelas atividades com maior periculosidade, o Sindaçúcar beneficia, em seus programas sociais, mais de 70 mil crianças e 40 mil famílias em 55 municípios do Estado de Pernambuco.

Dessa forma, o Sindaçúcar age com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e de garantir que milhares de crianças tenham pleno acesso à cidadania e às garantias asseguradas em nosso texto constitucional.

A iniciativa do Sindaçúcar tem sido, inegavelmente, bem-sucedida. Tanto é assim que as ações da entidade foram reconhecidas como valiosas pela Fundação Abrinq, que concede à entidade pernambucana o certificado de Empresa Amiga da Criança desde 1999.

O objetivo do projeto não é construir escolas, mas assegurar que crianças freqüentem e permaneçam estudando. Algumas usinas fornecem estrutura física, outras garantem merenda escolar, material didático, ou contratam professores. Enfim, ações são tomadas com o fim de assegurar o bem-estar econômico e social para a parcela mais pobre da população rural de Pernambuco. É graças a ações como a do Sindaçúcar que acreditamos que o Brasil tem jeito e que a entrada do País no elenco das grandes nações é tão-somente questão de tempo.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/04/2004 - Página 11753