Discurso durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

COMUNICAÇÃO DA DECISÃO DA SUBCOMISSÃO DE SEGURANÇA DO SENADO DE CONVOCAR AUTORIDADES PARA DEBATER O PROBLEMA DA SEGURANÇA PUBLICA NO RIO DE JANEIRO.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • COMUNICAÇÃO DA DECISÃO DA SUBCOMISSÃO DE SEGURANÇA DO SENADO DE CONVOCAR AUTORIDADES PARA DEBATER O PROBLEMA DA SEGURANÇA PUBLICA NO RIO DE JANEIRO.
Publicação
Publicação no DSF de 14/04/2004 - Página 10094
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • APREENSÃO, PRECARIEDADE, SITUAÇÃO, SEGURANÇA PUBLICA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).
  • ANUNCIO, DECISÃO, SUBCOMISSÃO, SEGURANÇA, SENADO, CONVOCAÇÃO, AUTORIDADE, DEBATE, BUSCA, SOLUÇÃO, PROBLEMA, VIOLENCIA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, a partir dos acontecimentos mais do que graves que ocorrem no Estado do Rio de Janeiro, devemos levar em conta que, a esta altura, não se está discutindo uma questão regional, pois o Rio de Janeiro é a porta de entrada do País, nosso grande cartão-postal. Trata-se de um Estado formado até por cariocas, até por fluminenses. Na realidade, é um Estado que pertence a todos os brasileiros.

            A partir daí, vi crescer, entre os Líderes desta Casa, um sentimento de preocupação muito grande e que não é contra nem a favor de qualquer governo. Temos, sim, uma preocupação legítima com o que acontece no Rio de Janeiro do ponto de vista da segurança pública. Queremos dar apoio ao Prefeito César Maia e à Governadora Rosinha Matheus. Queremos ajudar o Presidente Lula a sair desse difícil desafio.

            Hoje, conversando com o Líder José Agripino e com o Senador Tasso Jereissati, este último nos comunicou que estava convocando a Subcomissão de Segurança para, a partir daí, fazer uma reunião, com a presença dessas personalidades responsáveis pelo Estado mais o Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para discutirmos, de maneira alta, altiva, brasileira, essa questão. Aí, surgiu a idéia de não se fazer a reunião da Subcomissão, que funcionaria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, e sim, a partir das dez da manhã de quinta-feira, se fosse esse o acordo com V. Exª e a Mesa, aqui neste plenário, por imaginar que o tema atrairá gente, atrairá debate, mostrará a preocupação do Senado e também, sem dúvida alguma, a nossa solidariedade para com o povo do Rio de Janeiro.

            Está na hora, Sr. Presidente, a meu ver, de nós, Parlamentares de quaisquer Estados, formarmos uma frente parlamentar em defesa do Rio do Janeiro, suprapartidária, preocupados que estamos com o que este Estado representa do ponto de vista cultural, histórico e emocional para cada um de nós.

            Portanto, a idéia que proponho neste momento, seguindo o que já foi sugerido aqui pelo Senador José Agripino, Líder do PFL, é que, na quinta-feira, a partir das dez da manhã - seria o ideal -, reuníssemos a Governadora, o Prefeito da cidade e Ministro Márcio Thomaz Bastos para um debate muito amplo, convidando figuras importantes da sociedade civil - ou seja, de maneira mais pura não se poderia dizer o que vou dizer agora -, no intuito efetivo de ajudar o Presidente Lula a encontrar soluções, ajudar a Governadora a encontrar soluções, ajudar o Prefeito a não ver tão atormentados os seus munícipes. O Senador José Agripino já se referiu a isso. Informalmente, conversamos com V. Exª e o Líder Aloizio Mercadante ainda há pouco. Percebo que isso cresce como uma unanimidade nesta Casa. O Rio de Janeiro e o Brasil merecem isso. Está na hora do basta, está na hora do chega, está na hora de uma atitude, que pode muito bem começar pelo consenso do Senado Federal, que é tão bem presidido por V. Exª, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/04/2004 - Página 10094