Discurso durante a 50ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Aplausos pelo lançamento do "Prêmio CNI-SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas".

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Aplausos pelo lançamento do "Prêmio CNI-SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas".
Publicação
Publicação no DSF de 06/05/2004 - Página 12360
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, LANÇAMENTO, PREMIO, ARTES PLASTICAS, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDUSTRIA (CNI), SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA (SESI), HOMENAGEM POSTUMA, MARCANTONIO VILAÇA, EMPRESARIO, INCENTIVO, ARTES.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o marchand e curador de arte Marcantonio Vilaça, o maior galerista e incentivador das artes nos últimos anos do Século XX em nosso País, continua recebendo justas homenagens em todo o Brasil.

Recebi, há pouco, convite da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o lançamento de um prêmio de Artes Plásticas que leva o nome daquele saudoso colecionador.

O prêmio, instituído em conjunto com o Serviço Social da Indústria (SESI), foi lançado em evento promovido no Museu de Arte Moderna, Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, no último dia 20 de abril, com a presença do Ministro da Cultura Gilberto Gil, dos pais do homenageado, o acadêmico e Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Marcos Vilaça e a Srª Maria do Carmo, e do Presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, além de numerosos artistas.

O objetivo dessa iniciativa é incentivar a produção artística nacional, algo que Marcantonio Vilaça fez durante toda a sua vida, lamentavelmente abreviada.

Serão concedidas cinco bolsas de trabalho no valor de R$30 mil, de 12 meses de duração, a artistas plásticos, visando ao desenvolvimento e ao aprofundamento de sua produção. Os trabalhos dos agraciados, ao longo do ano, serão acompanhados por críticos e curadores, assim como irão compor uma exposição itinerante.

A iniciativa de criação desse prêmio, formalmente intitulado “Prêmio CNI-SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas”, certamente merece efusivos aplausos neste Parlamento.

O incentivo às artes e à cultura, em nosso País, depende muito desses atos de mecenato. Por vezes, o amor às artes é mais forte e mais motivador do que eventuais benefícios fiscais auferidos pelos mecenas.

O próprio Marcantonio foi um dos principais incentivadores de novos artistas e o maior promotor da arte brasileira no exterior, decorrente de sua paixão pela arte contemporânea, que o fez trocar a segura carreira de diretor de empresas da família por galerias de arte que se tornaram, a seu tempo, as principais referências da década de 1990.

O patrocínio dessas duas importantes instituições nacionais ligadas ao setor industrial demonstra, dessa forma, que o caminho pioneiramente trilhado por Marcantonio não se esgotou.

Parabéns ao SESI em mais uma vitoriosa iniciativa. De fato, a instituição vem demonstrando grande seriedade como patrono das artes e cultura: organizou no ano passado mais de dois mil eventos artístico-culturais, com público estimado de mais de dois milhões de espectadores. O prêmio, entretanto, é a primeira incursão da CNI, por intermédio do SESI, nas artes plásticas.

Com mais esse tributo, o nome de Marcantonio Vilaça continuará profundamente ligado ao que melhor se produz nas artes plásticas nacionais, exatamente como foi durante os últimos 20 de seus 37 anos de vida. Como disse seu pai, na cerimônia de lançamento do prêmio, “se a homenagem não ajuda a superar a dor da perda, conforta”.

Era o que tinha a dizer. Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/05/2004 - Página 12360