Discurso durante a 52ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro de visita de S.Exa., no último final de semana, ao município de Formoso do Araguaia - TO. Apelo ao governo federal para liberação de recursos para os agricultores nacionais.

Autor
João Ribeiro (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: João Batista de Jesus Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Registro de visita de S.Exa., no último final de semana, ao município de Formoso do Araguaia - TO. Apelo ao governo federal para liberação de recursos para os agricultores nacionais.
Publicação
Publicação no DSF de 11/05/2004 - Página 13330
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, ORADOR, MUNICIPIO, FORMOSO DO ARAGUAIA (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), PARTICIPAÇÃO, EXPOSIÇÃO, AGROPECUARIA.
  • SOLICITAÇÃO, APOIO, GOVERNO FEDERAL, LIBERAÇÃO, RECURSOS, BANCO DA AMAZONIA S/A (BASA), BANCO DO BRASIL, PRODUTOR RURAL, SOJA, GRÃO.

O SR. JOÃO RIBEIRO (PFL - TO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Senador Eduardo Siqueira Campos, Srªs e Srs. Senadores, estive todo o fim de semana percorrendo em visita os Municípios do Tocantins, um ao sul e outros ao norte, extremo norte do Estado, mais conhecido popularmente como Bico do Papagaio.

No sul do Estado, com a comitiva do eminente Governador Marcelo Miranda, acompanhado de vários Parlamentares, sobretudo da Deputada Federal Kátia Abreu e dos Deputados Estaduais Laurez Moreira e Carlos Henrique Gaguim, visitamos o Município de Formoso do Araguaia, cidade produtora de soja, de grãos, daquele belíssimo projeto de irrigação que enche os olhos de todos nós tocantinenses.

Fui participar da abertura oficial da 14ª Exposição Agropecuária de Formoso do Araguaia. Sobrevoando aquela região, vimos como aquele Município realmente nos enche de orgulho, com tanta água e tantas terras boas, e como volta a crescer, a produzir grãos, uma vez que viveu um período difícil. Mas a agricultura brasileira, de qualquer forma, principalmente no meu Estado do Tocantins, surge de forma muito forte e se fortalece a cada dia que passa.

Jamais eu poderia deixar de registrar, Sr. Presidente, essa visita a Formoso do Araguaia, sobretudo porque lá está a maior área irrigada contínua do mundo. Uma área realmente fantástica, de grandes represas e de projetos nos quais estamos trabalhando, como o da bacia do Javaés, que tem recursos no Orçamento Geral da União e que, inclusive, uma parte já está empenhada para que possamos fortalecer a agricultura tocantinense e, sobretudo, brasileira.

Ao visitar Formoso do Araguaia, conversando com os pecuaristas, com os produtores rurais, pude constatar pessoalmente que renasce, ressurge de forma muito forte a agricultura, naquele projeto de irrigação que V. Exª, Senador Eduardo Siqueira, conhece tão bem, e, por que não dizer, até melhor do que eu.

Sr. Presidente, vi armazéns graneleiros, grandes armazéns que estavam fechados há algum tempo e que agora estão reabertos para produzir sementes de soja, de qualidade, quando do período da estiagem, sobretudo frutos, como a melancia - fruta deliciosa produzida em grande escala por aquele Município, uma das melhores do Brasil -; também o arroz, que é sem sombra de dúvida uma das maiores produções por hectare que temos no País - inclusive lá esteve, há três anos, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, quando Tocantins estava sob o comando de seu pai, o Governador Siqueira Campos, que participou da colheita do arroz, subindo em uma colheitadeira, num gesto simbólico de demonstração de que a agricultura precisa de reforço, precisa ser apoiada.

Mas, Sr. Presidente, preocupa-nos a inquietação do homem do campo, agropecuaristas e agricultores, com as ações que estão acontecendo. É importante que haja financiamento, que haja liberação de recursos em tempo suficiente para que o agricultor possa preparar sua terra, plantar e produzir.

Por isso venho à tribuna pedir mais apoio ao Governo Federal na questão da liberação de recursos por meio do Banco da Amazônia, do Banco do Brasil, com juros mais baixos, para que agricultura continue a ser, sem sombra de dúvida, o setor que mais deu certo e que tem mantido a nossa balança comercial.

Faço este registro com alegria também porque, saindo de Formoso, percorrendo o Bico do Papagaio, pelo Tocantins afora, pude constatar as áreas que estão sendo preparadas para produzir soja, arroz e outros grãos. É importante que reforcemos a nossa agricultura brasileira com a liberação de recursos. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/05/2004 - Página 13330