Pronunciamento de João Capiberibe em 11/05/2004
Discurso durante a 53ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Voto de censura às tropas americanas no Iraque em virtude das tortura empreendidas a presos iraquianos. (como Líder)
- Autor
- João Capiberibe (PSB - Partido Socialista Brasileiro/AP)
- Nome completo: João Alberto Rodrigues Capiberibe
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
DIREITOS HUMANOS.:
- Voto de censura às tropas americanas no Iraque em virtude das tortura empreendidas a presos iraquianos. (como Líder)
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/05/2004 - Página 13814
- Assunto
- Outros > DIREITOS HUMANOS.
- Indexação
-
- REQUERIMENTO, VOTO, CENSURA, SENADO, OCUPAÇÃO, FORÇAS ESTRANGEIRAS, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), IRAQUE, VIOLENCIA, TORTURA, PRESO, JUSTIFICAÇÃO, IMPORTANCIA, REPUDIO, BRASIL, DESRESPEITO, DIREITOS HUMANOS.
O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco/PSB - AP. Pela Liderança do PSB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nos termos do art. 223 do Regimento Interno do Senado Federal, requeiro a aprovação de um voto de censura à ação das tropas de ocupação do governo dos Estados Unidos da América no Iraque, pelas práticas de humilhação, violência e tortura contra prisioneiros iraquianos.
Assistimos diariamente às cenas de brutal violência a que foram submetidos os presos no Iraque, praticadas pelas tropas norte-americanas que ocupam o território iraquiano. Essas cenas de humilhação contra os presos iraquianos precisam ser repudiadas. Caso contrário, a tortura e a brutalidade podem ser banalizadas. Nosso filhos e netos estão assistindo diariamente a essas cenas de tortura através da televisão. É preciso que esta Casa se manifeste repudiando a violação brutal dos direitos humanos que termina sendo contraditória com o que a sociedade americana sempre pregou, que é o respeito aos direitos humanos.
Solicito que o Senado aprove este voto de censura, demonstrando, com clareza, nosso repudio à violência, à tortura. Nós, que tivemos a infelicidade de ter em nosso País, nos porões da ditadura militar, a prática sistemática da tortura, temos obrigação de demonstrar nosso repúdio para que nunca mais, na história brasileira, esses fatos voltem a se repetir.
Sr. Presidente, passarei às mãos de V. Exª o requerimento solicitando o voto de censura.
Era o que eu tinha a dizer.