Discurso durante a 53ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade ao Senador Cristovam Buarque, na questão de sua ausência dos trabalhos da Casa por ocasião de votação de importantes matérias para participar de reunião da Unesco. Indicadores da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que apontam o crescimento das vendas no primeiro trimestre de 2004. (como Líder)

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. POLITICA INDUSTRIAL.:
  • Solidariedade ao Senador Cristovam Buarque, na questão de sua ausência dos trabalhos da Casa por ocasião de votação de importantes matérias para participar de reunião da Unesco. Indicadores da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que apontam o crescimento das vendas no primeiro trimestre de 2004. (como Líder)
Aparteantes
Antero Paes de Barros.
Publicação
Publicação no DSF de 12/05/2004 - Página 13840
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. POLITICA INDUSTRIAL.
Indexação
  • JUSTIFICAÇÃO, AUSENCIA, SENADO, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR, PARTICIPAÇÃO, REUNIÃO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO A CIENCIA E A CULTURA (UNESCO), DEBATE, ERRADICAÇÃO, ANALFABETISMO, ANTERIORIDADE, AVISO, LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), MESA DIRETORA.
  • REGISTRO, DADOS, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDUSTRIA (CNI), CRESCIMENTO, VENDA, INDUSTRIA NACIONAL, AUMENTO, EXPORTAÇÃO, INICIO, RECUPERAÇÃO, MERCADO INTERNO, EXPECTATIVA, CONTINUAÇÃO, RETOMADA, EXPANSÃO, ESPECIFICAÇÃO, MELHORIA, INDICE, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).
  • AVALIAÇÃO, MELHORIA, NEGOCIAÇÃO, DIVIDA PUBLICA, BRASIL, PREVISÃO, RETOMADA, CRESCIMENTO ECONOMICO.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero deixar de público um registro que considero muito importante sobre o companheiro de bancada, Senador Cristovam Buarque, tendo em vista a veiculação de algumas declarações que não condizem com a verdade.

Declaro, de forma clara e transparente, que o Senador Cristovam Buarque comunicou à Liderança do PT e à Mesa do Senado a viagem que faria ao exterior. S. Exª participaria de uma importante reunião da Unesco para tratar de assuntos relacionados com a erradicação do analfabetismo no Planeta, levando obviamente a experiência acumulada e todo o seu conhecimento nessa área. Inclusive, ao participar desse evento na Unesco, S. Exª receberia uma homenagem da instituição - justa, como diz o Senador Romeu Tuma que preside a sessão.

Trata-se, portanto, de uma viagem sobre a qual não paira qualquer dúvida ou questionamento. Por lealdade e por reconhecer o importantíssimo trabalho deste Senador da República, antes de tudo um dos mais brilhantes educadores do nosso País; por solidariedade e por obrigação como Líder de Bancada - fui previamente comunicada a respeito -, faço esse registro da tribuna.

O Sr. Antero Paes de Barros (PDSB - MT) - V. Exª me permite um aparte, Senadora Ideli Salvatti?

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - Dentro dos cinco minutos?

O Sr. Antero Paes de Barros (PDSB - MT) - Serão apenas trinta segundos.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - Concedo o aparte a V. Exª.

O Sr. Antero Paes de Barros (PDSB - MT) - Associo-me a V. Exª na solidariedade ao Senador Cristovam Buarque, apenas pedindo que este pronunciamento seja encaminhado ao Presidente do PT, José Genoíno.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - Com certeza, S. Sª terá o conhecimento disso. É por isso exatamente que estamos fazendo a nossa manifestação.

Fiz a minha inscrição também porque não poderia deixar de repercutir na tribuna os indicadores da Confederação Nacional da Indústria que estão em todos os jornais no dia de hoje e que apontam o crescimento das vendas em mais de 5% no primeiro trimestre, sendo que o mês de março registrou um aumento de 3,45% em comparação com o realizado no mês de fevereiro.

Esse resultado positivo já é o terceiro trimestre consecutivo em que há expansão de vendas na indústria brasileira. Esse resultado positivo que vem se consolidando já em três trimestres consecutivos deve-se obviamente às exportações, que têm sido indiscutivelmente o carro-chefe da nossa economia, têm dado as condições para que estejamos participando de forma mais adequada no comércio internacional e também na demanda que temos com relação ao nosso País em termos econômicos.

Além das exportações, a CNI também identifica o início da recomposição do mercado interno, algo que, ao longo do ano passado, tínhamos muita dificuldade em perceber nos indicadores de todas as pesquisas econômicas realizadas.

Todos os itens pesquisados pela Confederação Nacional da Indústria, vendas reais, pessoal, empregado, horas trabalhadas, salários líquidos reais, utilização da capacidade instalada, todos tiveram melhoras significativas neste primeiro trimestre de 2004, comparado com o último trimestre de 2003.

É o melhor resultado desde 1992. E nesta terceira alta consecutiva, neste terceiro trimestre consecutivo de expansão da indústria brasileira, a alta acumula um percentual de 14,4%.

O mais importante a registrar ainda é que a expectativa é de continuidade do movimento de retomada das atividades industriais.

Fiz questão absoluta de registrar esses indicadores tão importantes da Confederação Nacional da Indústria e de dizer ainda com mais satisfação que os jornais do meu Estado estampam a pesquisa feita pela CNI relativamente a Santa Catarina, na qual a indústria, no meu Estado, tem um crescimento ainda de 20%; ou seja, o crescimento em Santa Catarina é superior à média nacional. Portanto, nós, catarinenses, temos que comemorar mais esse diferencial que para nós é bastante importante.

Todos estamos acompanhando, obviamente com uma certa apreensão, as mudanças, as instabilidades na economia internacional, aguardando com bastante preocupação o que vai acontecer com relação aos juros. Mas, as mudanças adotadas no perfil da dívida brasileira na questão da sua vinculação ao dólar e todas as medidas adotadas ao longo do ano passado começam agora a apresentar efetivamente os resultados naquela linha que todos estávamos na expectativa de que se confirmassem. Seria, no caso, a retomada do crescimento este ano, para que possamos ampliar o atendimento às expectativas que a população no nosso País tem com relação ao Governo Lula.

Eu não poderia aqui deixar de registrar estes dados bastante positivos dos indicadores da Confederação Nacional da Indústria.

Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/05/2004 - Página 13840