Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem aos enfermeiros pelo transcurso do dia dedicado a essa classe, celebrado na data de hoje, 12 de maio.

Autor
Valmir Amaral (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/DF)
Nome completo: Valmir Antônio Amaral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem aos enfermeiros pelo transcurso do dia dedicado a essa classe, celebrado na data de hoje, 12 de maio.
Publicação
Publicação no DSF de 13/05/2004 - Página 14028
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA, ENFERMEIRO, ELOGIO, EMPENHO, COMPETENCIA, CATEGORIA PROFISSIONAL, AUXILIO, ATENDIMENTO, PACIENTE, INSTITUIÇÃO HOSPITALAR.

O SR. VALMIR AMARAL (PMDB - DF. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente. Srªs e Srs. Senadores, ocupo esta tribuna para cumprimentar e parabenizar os enfermeiros e enfermeiras de nosso País pelo transcurso do dia dedicado a essa classe, celebrado anualmente na data de 12 de maio.

Abraçar a enfermagem significa, acima de tudo, atenção e amor ao próximo. Se ao médico cabe a orientação técnica do tratamento de alguma patologia, devemos aos enfermeiros a aplicação medicamentosa e o acompanhamento integral do paciente.

A escolha pela carreira de enfermeiro passa, necessariamente, pela renúncia aos momentos de folga e lazer. Noites inteiras são dedicadas ao trabalho dentro dos corredores frios dos hospitais, onde estar constantemente em alerta máximo faz parte da rotina profissional. Durante os plantões, sempre longos e extenuantes, dormir ou descansar não é permitido, em nome do bem-estar de pessoas que sequer fazem parte de sua família ou de seu círculo de amizades.

Quando estamos em um leito de hospital, a figura dócil e afável do profissional de enfermagem surge como bálsamo para a alma agonizante. Se necessitarmos de algo, sempre poderemos contar com a atenção, o denodo e o conhecimento técnico e prático desses bravos profissionais.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, precisamos valorizar e enaltecer cada vez mais o magnífico trabalho que os profissionais da enfermagem executam nas clínicas e casas de repouso de nosso País. Colocá-los no mesmo panteão ocupado pelos médicos não é mais do que nossa obrigação moral.

De fato, quando nos restabelecemos de alguma enfermidade, lembramos sempre de agradecer ao médico que nos tratou, mas, por vezes, esquecemos de reverenciar o carinho e a dedicação do enfermeiro que nos assistiu. Ora, se não fosse por este, aquele nunca teria seu trabalho completado!

As pesquisas médicas têm comprovado que o aspecto psicológico no tratamento de uma patologia desempenha papel tão ou mais importante que o uso das drogas químicas convencionais. O conforto proporcionado pelos enfermeiros e enfermeiras, portanto, influenciam decisivamente na recuperação dos doentes.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, daqui desta tribuna, clamo a todos os brasileiros que guardem o maior respeito e admiração pelos profissionais da área de enfermagem. Nos momentos mais delicados da vida, eles estarão ao nosso lado, sempre dispostos a nos amparar. Que saibamos valorizá-los e reverenciá-los na exata medida de seu merecimento.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/05/2004 - Página 14028