Pronunciamento de Eduardo Suplicy em 20/04/2004
Questão de Ordem durante a 40ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Apelo a Mesa Diretora no sentido de providenciar, o quanto antes, todas as medidas para facilitar o ingresso e vagas para deficientes nas dependências do Senado.
- Autor
- Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
- Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Questão de Ordem
- Resumo por assunto
-
SENADO.:
- Apelo a Mesa Diretora no sentido de providenciar, o quanto antes, todas as medidas para facilitar o ingresso e vagas para deficientes nas dependências do Senado.
- Publicação
- Publicação no DSF de 21/04/2004 - Página 10615
- Assunto
- Outros > SENADO.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, MESA DIRETORA, AGILIZAÇÃO, PROVIDENCIA, FACILITAÇÃO, ACESSO, VAGA, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, SENADO.
O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Mão Santa, quero fazer um apelo à Mesa Diretora.
Informou-me o Senador Paulo Paim, Vice-Presidente desta Casa, que a Mesa Diretora providenciou um estudo relativo a todas as medidas que possam contribuir para que pessoas com deficiência física tenham acesso às dependências do Senado, seja à tribuna de honra, galerias e eventualmente ao plenário. Sabemos que o acesso ao plenário foi viabilizado quando houve a necessidade de parte do ex-senador Ronaldo Cunha Lima, que utilizou cadeira de rodas. Mas há um estudo bem feito, informou-me o Senador Paulo Paim, que daria condições a pessoas portadoras de necessidades especiais de adentrar as dependências do Senado para acompanhar os trabalhos desta Casa Legislativa.
A Senadora Heloísa Helena ainda hoje também conversou com o Sr. Sérgio da Silva, que é de Americana, São Paulo, que relatava justamente as dificuldades que teve para conhecer a Casa. Ele também informou que, para pessoas deficientes como ele, a exigência, por exemplo, do uso de terno e gravata é algo impraticável. Para alguns, como o ex-senador Ronaldo Cunha Lima, não seria problema, mas para diversas pessoas é. Ele sugere, por exemplo, que seja dispensada essa exigência.
Sr. Presidente, faço um apelo no sentido de que a Mesa Diretora possa providenciar, o quanto antes, todas as medidas relativas a facilitar ingresso e vagas para deficientes. É esse o apelo.
Muito obrigado, Sr. Presidente.