Discurso durante a 55ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Realização, no início de junho, na cidade de Goiás, do sexto Festival Internacional de Cinema Ambiental - Fica.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES. POLITICA CULTURAL. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Realização, no início de junho, na cidade de Goiás, do sexto Festival Internacional de Cinema Ambiental - Fica.
Publicação
Publicação no DSF de 14/05/2004 - Página 14163
Assunto
Outros > ELEIÇÕES. POLITICA CULTURAL. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, LANÇAMENTO, CANDIDATURA, JOSE SERRA, PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ELEIÇÃO MUNICIPAL, PREFEITURA, MUNICIPIO, SÃO PAULO (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
  • ELOGIO, INICIATIVA, GOVERNO ESTADUAL, REALIZAÇÃO, MUNICIPIO, GOIAS (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), FESTIVAL, AMBITO INTERNACIONAL, CINEMA, DEBATE, MEIO AMBIENTE, IMPORTANCIA, AUMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO, ECOLOGIA, REGISTRO, PROMOÇÃO, TURISMO, PATRIMONIO HISTORICO, COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF).
  • APOIO, DISCURSO, SERGIO CABRAL, SENADOR, INICIATIVA, HABEAS CORPUS, JORNALISTA, ESTRANGEIRO, PUNIÇÃO, MOTIVO, ACUSAÇÃO, CONDUTA, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em primeiro lugar, gostaria de me unir às palavras do Senador Eduardo Azeredo quando comemora o lançamento da candidatura do Professor José Serra, que é motivo de orgulho para todos nós, Senadores do PSDB, e de todos aqueles que acreditam num Brasil melhor, num Brasil solidário. Tenho certeza de que a candidatura do Professor José Serra virá contribuir, e muito, para o desenvolvimento de nosso País e para que tenhamos em São Paulo uma eleição de alto nível.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Cultura, realiza, no início de junho, na cidade de Goiás, uma nova edição do Festival Internacional do Cinema Ambiental - FICA.

É uma iniciativa que merece registro, porque o FICA chega a esta sexta edição reconhecido em todo o mundo como um dos principais eventos do gênero no calendário cultural.

O FICA nasceu no início da administração do PSDB em Goiás. O Governador Marconi Perillo e sua equipe tiveram a feliz idéia de usar os recursos deste elemento vivo, que é o cinema, para criar e multiplicar a consciência ecológica; e não só entre os goianos, porque o FICA ultrapassa - e muito - as fronteiras do Estado de Goiás.

Hoje, ele é o mais importante festival de cinema da América Latina com temática exclusivamente ecológica e também o maior em prêmios. Este ano vai distribuir aos vencedores R$250 mil.

Para se ter idéia do prestígio do festival goiano, basta conferir o número de obras inscritas nesta sexta edição: foram 219 filmes e vídeos de 48 países.

Além disso, a partir deste ano, o FICA entra no circuito europeu pela porta da frente. Será o único evento realizado fora do velho continente a participar de uma seleta associação européia de festivais de cinema com temática ambiental.

O mérito da iniciativa do governo goiano é indiscutível. Além de ajudar a cidade de Goiás a conquistar o merecido título de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Humanidade, o FICA vem conseguindo projetar o nome da cidade, do Estado e do nosso País no mundo inteiro.

Com isso, atrai a cada ano um número maior de turistas que, diga-se de passagem, são mais bem-vindos do que nunca nesses tempos de crise.

É importante destacar que aproximadamente 70% dos recursos investidos no festival são garantidos pela iniciativa privada.

Os investidores privados hoje apóiam o FICA graças ao sucesso da iniciativa e à sua repercussão. Isso mostra que as boas idéias sempre dão frutos. Basta saber administrá-las e ter coragem para levá-las adiante.

Antes de encerrar, gostaria de registrar matéria publicada hoje pelo jornal Correio Braziliense destacando o Festival de Cinema e Vídeo de Goiás. Segundo a matéria, a grande estrela do festival não serão os galãs nem as famosas artistas, mas a natureza. A matéria encerra dizendo que no FICA a magia do cinema “está a serviço do meio ambiente” e que para o festival isso não é sonho, mas realidade.

Gostaria também de, nesta oportunidade, cumprimentar o Secretário de Cultura de Goiás, Nars Chaul, que tem trabalhado intensamente para consolidar a sede do FICA na cidade de Goiás, bem como fazer com que esse evento componha a agenda dos mais importantes defensores do meio ambiente no mundo inteiro.

Por fim, quero convidar a todos os Senadores e Senadoras a prestigiarem este evento, que se realizará entre o dia 1º e 6 de junho na cidade de Goiás. Esse evento, reafirmo, está inscrito entre os grandes acontecimentos internacionais do cinema ambiental.

Sr. Presidente, antes de deixar a tribuna, eu gostaria de cumprimentar o Senador Sérgio Cabral pela iniciativa de impetrar habeas corpus, permitindo, dessa forma, que o jornalista americano permaneça em nosso País. Parabéns, Senador. A atitude de V. Exª engrandece esta Casa e todos os seus Pares.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/05/2004 - Página 14163