Discurso durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

VOTO DE APLAUSO AO JURISTA MAURICIO CORREA, NO MOMENTO EM QUE, COMPULSORIAMENTE DEIXA O CARGO DE MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.

Autor
José Agripino (PFL - Partido da Frente Liberal/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • VOTO DE APLAUSO AO JURISTA MAURICIO CORREA, NO MOMENTO EM QUE, COMPULSORIAMENTE DEIXA O CARGO DE MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
Publicação
Publicação no DSF de 05/05/2004 - Página 12052
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, MAURICIO CORREA, MINISTRO, APOSENTADORIA COMPULSORIA, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), ELOGIO, VIDA PUBLICA, EX SENADOR, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), EX PRESIDENTE, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB).

O SR. JOSÉ AGRIPINO (PFL - RN. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, vou colaborar com V. Exª e serei muito rápido. Não me permitiria não me manifestar neste momento em que se aprecia um requerimento de que sou subscritor: o meu aplauso à carreira do Ministro Maurício Corrêa, que está se despedindo da Presidência do Supremo Tribunal Federal.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tive o privilégio de ser colega do Senador Maurício Corrêa nesta Casa há mais de oito anos. Maurício Corrêa é um homem com características singulares. S. Exª foi advogado militante, Presidente da OAB do Distrito Federal, Senador por Brasília, Ministro da Justiça, Ministro do Supremo Tribunal Federal e Presidente daquela Corte Suprema.

Homem de trato afável, mas de posições muito fortes; homem de saber jurídico inegável, quando exerceu a Presidência do Supremo, em momentos difíceis, soube defender uma prerrogativa da Constituição: a independência dos Poderes, a afirmação dos Poderes, a autonomia dos Poderes e a resistência à tentativa de interferência no Poder que presidia, que liderava e que reunia, no melhor sentido possível da sua auto-preservação.

Quero aqui manifestar o meu aplauso entusiástico à carreira do Ministro Maurício Corrêa, à figura de Maurício Corrêa e ao homem público que foi e que é Maurício Corrêa, que foi advogado, que foi Senador, que foi Ministro da Justiça, que foi Ministro do Supremo Tribunal Federal e que volta, agora, ao convívio da família, mas, com certeza absoluta, não deixará a cidade de Brasília, o Distrito Federal, órfão do seu talento e da sua competência política. Tenho absoluta certeza de que S. Exª continuará em atividade, prestando serviços a Brasília e ao Brasil.

Os meus cumprimentos e os meus votos e que Deus o guarde.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/05/2004 - Página 12052