Discurso durante a 60ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudações à diretoria da Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa pela decisão, no último dia 4 de abril, de tornar a instituição signatária do Pacto Mundial da ONU em apoio à educação, saúde e distribuição de renda.

Autor
Marco Maciel (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: Marco Antônio de Oliveira Maciel
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Saudações à diretoria da Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa pela decisão, no último dia 4 de abril, de tornar a instituição signatária do Pacto Mundial da ONU em apoio à educação, saúde e distribuição de renda.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2004 - Página 15538
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, BOLSA DE VALORES, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSINATURA, PACTO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), APOIO, POPULAÇÃO CARENTE, AREA, EDUCAÇÃO, SAUDE, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA.
  • DETALHAMENTO, PROJETO, CAMPANHA EDUCACIONAL, DOAÇÃO, BOLSA DE VALORES, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

O SR. MARCO MACIEL (PFL - PE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa - é, como se sabe, uma instituição privada, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, que opera o mercado de capitais, sob a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários, desempenhando atividade auto-reguladora com responsabilidade de manutenção e defesa de um mercado eqüitativo, preservando a boa ordem dos negócios e a melhor formação de preços.

Trata-se de organização moderna e ágil, cujo desempenho é essencial em uma sociedade de regime econômico aberto, como é o caso de nosso País.

Faço tais observações para trazer ao conhecimento da Casa algo importante que acaba de ocorrer com relação à Bovespa. Desde o dia 8 de abril deste ano, a entidade é signatária do Pacto Mundial, coordenado pela Organização das Nações Unidas, iniciativa que visa propiciar às populações mais carentes do mundo apoio no campo da educação, saúde e distribuição de renda, já que a globalização da economia aumentou o desequilíbrio que já existia anteriormente nesses quesitos.

Mais de 60 países, através de cerca de 1.400 instituições, participam desse esforço social e econômico. Desse total, aproximadamente uma centena constitui-se de organizações brasileiras, mostrando que nossos dirigentes estão atentos às necessidades de outros povos e comparecem de maneira significativa nas atividades que se relacionam com responsabilidade social.

A Bovespa foi a primeira bolsa de valores do mundo a se associar ao empreendimento e será, por isso, homenageada pela ONU, no próximo dia 24 de junho, em sua sede em Nova York.

É um fato meritório que demonstra a agilidade e percepção do que é relevante por parte de nossas lideranças empresariais.

Aliás, tal iniciativa não é um ato isolado da Bovespa. Cito como exemplo outros projetos, desenvolvidos e implantados, com sucesso, pela Bolsa de Valores de São Paulo:

Programa educacional (1989): inicialmente para divulgação das atividades do mercado de capitais para alunos universitários. Em 2003 o programa já havia se estendido a mais de 60 mil estudantes, em 602 instituições de diversos níveis de ensino, com providências tais como ciclos de visitas monitoradas à sede da entidade e palestras em escolas de nível fundamental, médio e superior; convênio com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para divulgação do conceito de investimentos em ações, na rede de ensino público estadual; distribuição de mais de 6.000 kits educativos; e concursos para dirigentes de ensino, professores e estudantes sobre temas relacionados com o mercado de capitais.

Programa de divulgação (2002): sob o slogan “Bovespa vai até você”, foi criada uma campanha educativa para o grande público, incentivando a criação de clubes de investimento. Cento e vinte duas mil pessoas já receberam informações do programa; os clubes de investimento aumentaram de 463 para 815 (76%), com aplicações financeiras em torno de 4 bilhões de reais, com mais de 110 mil cotistas. Para um país tão carente de poupança interna, tal resultado é muito significativo.

Bolsa de Valores Sociais (2003): direcionamento de doações a 30 projetos educacionais, em 12 unidades da Federação, para jovens entre 7 e 25 anos de idade, com vistas à promoção de inclusão sócio-cultural e melhoria da qualidade de vida. Os valores doados, até o momento, somam cerca de 10 milhões de reais. Após tomar conhecimento desse projeto da Bovespa, a ONU o recomendou para implantação em âmbito mundial. Na verdade, foi esse projeto que credenciou o ingresso da Bovespa no Pacto Mundial das Nações Unidas. É o Brasil mostrando sua criatividade e sua responsabilidade social internacionalmente.

Sr. Presidente, louvando a Bovespa pelas conquistas que vem obtendo, apresento meus cumprimentos ao Presidente da Instituição, Raymundo Magliano Filho, competente e operoso executivo, ao Conselho de Administração da entidade e a todos os seus demais dirigentes e funcionários, com os votos de continuado sucesso.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2004 - Página 15538