Discurso durante a 60ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem aos 15 anos de emancipação política de Palmas, capital do Estado de Tocantins.

Autor
João Ribeiro (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: João Batista de Jesus Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem aos 15 anos de emancipação política de Palmas, capital do Estado de Tocantins.
Aparteantes
Mão Santa.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2004 - Página 15548
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, PALMAS (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), ELOGIO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, PRESERVAÇÃO, ECOLOGIA.
  • REGISTRO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, ISTOE, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), HOMENAGEM, ANIVERSARIO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO TOCANTINS (TO).

O SR. JOÃO RIBEIRO (PFL - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Senador Reginaldo Duarte, do nosso querido Estado do Ceará, Srªs e Srs.Senadores, hoje a nossa querida capital do meu Estado do Tocantins, do nosso Estado do Tocantins, o mais jovem Estado da Federação brasileira, está completando 15 anos, 15 anos de emancipação política.

A revista ISTOÉ, de circulação nacional, estampou na matéria do fim de semana passado: “Festa no Cerrado. Palmas comemora 15 anos apostando no social e na ecologia para fazer a cidade crescer.”

Portanto, Palmas é realmente uma cidade que orgulha a todos nós tocantinenses. Aqueles que conhecem Palmas, com certeza, ficam muito orgulhosos ao chegar à nossa capital.

De um lado da cidade de Palmas, há a Serra do Carmo; de outro, às margens da cidade, está o belíssimo lago gerado pela barragem da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães ou Barragem do Lajeado.

O então Governador Siqueira Campos, conforme matéria da revista ISTOÉ - aqueles que conhecem a história do Tocantins sabem do que estou falando -, foi o fundador do Estado do Tocantins, criado pela Constituição de 5 de outubro de 1988, cuja capital provisória, durante um ano, foi a histórica cidade de Miracema.

Quando o Estado comemorava o seu primeiro ano de emancipação política e de implantação, o então Governador Siqueira Campos transferiu a nossa capital para Palmas, a última capital planejada do século. Palmas, uma belíssima cidade, tem o maior número de metros quadrados de área verde por habitante. É a capital mais ecológica do Brasil.

Desejo homenagear, Sr. Presidente, o povo de Palmas, a sua população, os seus homens e mulheres, os seus trabalhadores, os funcionários públicos, todo o povo de Tocantins, neste dia 20 de maio em que a nossa capital comemora 15 anos de emancipação política.

O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - Senador João Ribeiro, concede-me V. Exª um aparte?

O SR. JOÃO RIBEIRO (PFL - TO) - Esta data orgulha-nos muito, Senador Heráclito Fortes e Senador Mão Santa.

Apesar de ter poucos minutos, não posso deixar de ouvir este grande piauiense.

            Concedo o aparte ao Senador Mão Santa.

O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - Senador João Ribeiro, eu e o Senador Heráclito Fortes estamos aqui para prestar uma homenagem do Piauí ao seu Estado Tocantins e a Palmas. Reconhecemos que Deus fez o mundo e que o nosso político Siqueira Campos fez Tocantins e Palmas. Quando Governador do Estado, eu o homenageei com a maior comenda do Estado - Grã-Cruz Renascença -, na nossa primeira capital Oeiras. Senador Heráclito Fortes, devemos ser orgulhosos, pois o Senador João Ribeiro acabou de dizer que Palmas foi a última capital planejada do século passado. A primeira capital planejada neste País foi Teresina, mesopotâmica, há 158 anos.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - Depois, vieram Belo Horizonte, o fruto de inspiração de Juscelino: Brasília, Goiânia e Palmas. Por trás disso tudo, houve a capacidade de inovação do Piauí, com a primeira capital planejada deste País.

O SR. JOÃO RIBEIRO (PFL - TO) - Incorporo o aparte do Senador Mão Santa ao meu discurso.

Sr. Presidente, por bondade de V. Exª, consegui cinco minutos para fazer este registro tão importante. Como um dos três Senadores do meu Estado, eu não poderia deixar este dia sem esta manifestação acerca dos 15 anos de emancipação política.

Encerro, mandando um grande abraço e parabenizando todo o povo tocantinense e o grande Governador Marcelo Miranda, que sucedeu Siqueira Campos. O Governador Marcelo Miranda chegou da Itália nesta semana. Foi ao Vaticano, visitou o Papa. As coisas de Deus são importantes em nossas vidas.

Quero, como último registro, apresentar uma matéria da revista ISTOÉ que se refere a Palmério, o primeiro habitante que nasceu na nossa jovem capital, Palmas. Trata-se de homenagem dos pais do jovem Palmério, que já tem quase 15 anos, e da nossa Prefeita da capital, Nilmar Ruiz, que vem fazendo um brilhante trabalho, com a administração mais ecológica do Brasil.

Portanto, deixo aqui o meu registro. É com muita alegria que transmito o meu abraço ao povo palmense, pedindo a Deus que ilumine sempre os moradores do Tocantins para que o nosso Estado possa continuar sendo exemplo para a criação de outros.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2004 - Página 15548