Discurso durante a 61ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Convocação do Sr. Paulo Maluf para prestar esclarecimentos perante a CPMI do Banestado.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCO DO ESTADO DO PARANA S/A (BANESTADO).:
  • Convocação do Sr. Paulo Maluf para prestar esclarecimentos perante a CPMI do Banestado.
Publicação
Publicação no DSF de 22/05/2004 - Página 15714
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCO DO ESTADO DO PARANA S/A (BANESTADO).
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, FALTA, PROVA, DESVIO, FUNDOS PUBLICOS, PAULO MALUF, EX GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), OBSTACULO, CONVOCAÇÃO, DEPOIMENTO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, BANCO DO ESTADO DO PARANA S/A (BANESTADO), EXPECTATIVA, REMESSA, DOCUMENTO, MINISTERIO PUBLICO.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, peço a palavra pela ordem para prestar um esclarecimento sobre uma afirmativa a respeito da CPI feita aqui pela Senadora Serys Slhessarenko.

O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim) - Senador Heráclito Fortes, eu vou atender V. Exª da seguinte forma, para seguir as normas regimentais: como não há ninguém inscrito nas comunicações inadiáveis, V. Exª ficaria inscrito...

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Nobre Senador, serei rápido. Peço inclusive a minha inscrição para tratar de outro assunto.

Trata-se apenas de um esclarecimento. O que me motiva agora é um depoimento do Senador Pedro Simon. Vindo para o Senado, S. Exª se deparou com uma cena familiar: mulher, empregada e filhos, todos assistindo ao pronunciamento do Senador Mão Santa, na TV Senado, que hoje é uma febre nacional. Em respeito a todos os que nos ouvem e em nome da comissão de que a Senadora Serys Slhessarenko faz parte, presto esse esclarecimento.

Não tenho nenhuma simpatia pelo Sr. Paulo Maluf, nem interesse na sua defesa, mas quero fazer justiça. Até agora o Sr. Paulo Maluf não foi convocado a prestar depoimento na CPI do Banestado, e o Relator da Comissão, Deputado José Mentor, homem equilibrado e, acima de tudo, moderado, explica que não há nenhum fato concreto ou prova de evasão de divisas contra o ex-prefeito de São Paulo; que não há motivação para convocá-lo enquanto o Ministério Público não remeter àquela comissão as provas necessárias.

 

O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - V. Exª está inscrito nas comunicações inadiáveis, para colocar a sua posição quanto ao assunto.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Eu gostaria de fazer um esclarecimento e dar o testemunho final de que a Senador Serys Slhessarenko vem tentando essa convocação já há algum tempo - seis ou oito meses. Seu requerimento tem sido sobrestado, e não foi colocado em votação, até agora, por uma decisão do Relator.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/05/2004 - Página 15714