Discurso durante a 62ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Apelo ao ministério da Educação para a transformação da Escola Superior de Agronomia - ESAM, em Mossoró/RN, em Universidade Rural.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR.:
  • Apelo ao ministério da Educação para a transformação da Escola Superior de Agronomia - ESAM, em Mossoró/RN, em Universidade Rural.
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/2004 - Página 15925
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), AGILIZAÇÃO, PROCESSO, TRANSFORMAÇÃO, ESCOLA PUBLICA, AGRONOMIA, MUNICIPIO, MOSSORO (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), UNIVERSIDADE RURAL, OBJETIVO, EXPANSÃO, ENSINO SUPERIOR, AREA, AGROPECUARIA, MEIO AMBIENTE.

O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.

Srªs e Srs. Senadores, apenas faço um apelo ao Ministério da Educação, a fim de que possa haver a transformação da Esam, Escola Superior de Agronomia sediada em Mossoró, em universidade rural.

A Esam foi criada por ato da Prefeitura Municipal de Mossoró em 18 de abril de 1967, e depois incorporada à Rede Federal de Ensino Superior, por meio do Decreto-Lei nº 1.036, de 21 de outubro de 1969.

Na verdade, é necessário que a Esam se transforme numa universidade rural, para que haja uma melhor difusão dos conhecimentos sobre ciências agrárias e ambientais. Ela já é, sem sombra de dúvida, uma escola reconhecida, com capacidade de expandir sua atuação e tornar-se, portanto, uma universidade.

Sr. Presidente, o processo se encontra no Ministério da Educação, aguardando parecer do Professor José Luiz da Silva Valente, Diretor de Desenvolvimento do Ensino Superior. A expectativa é muito grande no sentido de que ocorra a tão sonhada e desejada transformação da Escola Superior Agrícola de Mossoró - ESAM em universidade.

O processo ainda tem de ir ao Ministério do Planejamento, voltar à Casa Civil, para posteriormente ser enviado ao Congresso Nacional. É preciso, portanto, que esse trâmite se acelere, porque a procura de jovens que querem adquirir esse conhecimento especializado sobre ciências agrárias é muito grande.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/2004 - Página 15925