Discurso durante a 62ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da matéria publicada na Folha de S.Paulo de primeiro de maio do corrente intitulada "Lula aumenta menos do que FHC na média".

Autor
Teotonio Vilela Filho (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AL)
Nome completo: Teotonio Brandão Vilela Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SALARIAL.:
  • Registro da matéria publicada na Folha de S.Paulo de primeiro de maio do corrente intitulada "Lula aumenta menos do que FHC na média".
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/2004 - Página 15936
Assunto
Outros > POLITICA SALARIAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), COMPARAÇÃO, REAJUSTE, SALARIO MINIMO, GOVERNO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, DESCUMPRIMENTO, COMPROMISSO, CAMPANHA ELEITORAL, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. TEOTÔNIO VILELA FILHO (PSDB - AL. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, o Governo do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso foi, durante seus oito anos de duração, alvo de sucessivas críticas do Partido dos Trabalhadores. A correção do salário mínimo era um dos temas preferidos do PT. Já na campanha presidencial de 2002, o então candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva prometeu dobrar o poder de compra do salário mínimo em seus quatro anos de mandato.

É neste contexto, Sr. Presidente, que faço registro da matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo de 1º de maio do corrente sob o título “Lula aumenta menos do que FHC na média”. A matéria, que solicito seja dada como lida e considerada como parte integrante deste pronunciamento, mostra que “os reajustes do salário mínimo aprovados pelo Governo Luiz Inácio Lula da Silva têm sido não apenas muito distantes da promessa eleitoral de um aumento real de 100% em quatro anos, mas também inferiores ao padrão dos anos FHC”. A matéria mostra, ainda, que “... para conseguir uma média anual igual à de FHC, Lula terá de conceder reajustes reais do mínimo de 8,3% nos próximos dois anos de seu mandato”.

Era o que tinha a dizer.

 

**********************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR TEOTÔNIO VILELA FILHO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

**********************************************************************************************

Matéria referida:

“Lula aumenta menos do que FHC na média.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/2004 - Página 15936