Discurso durante a 63ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

O Momento Brasil, traduzido pela visita do Presidente Lula e de empresários à China e o evento Brasil 40º, em Londres.

Autor
Fátima Cleide (PT - Partido dos Trabalhadores/RO)
Nome completo: Fátima Cleide Rodrigues da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • O Momento Brasil, traduzido pela visita do Presidente Lula e de empresários à China e o evento Brasil 40º, em Londres.
Publicação
Publicação no DSF de 26/05/2004 - Página 16049
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, EMBAIXADA, ITAMARATI (MRE), PAIS ESTRANGEIRO, GRÃ-BRETANHA, GESTÃO, EXPOSIÇÃO, PRODUTO NACIONAL, LOJA, MANIFESTAÇÃO, DIVULGAÇÃO, CULTURA, BRASIL, INCENTIVO, COMERCIO, EXPORTAÇÃO, ESPECIFICAÇÃO, MODA, VALORIZAÇÃO, CONFECÇÃO, INDUSTRIA TEXTIL, JOIA, ARTES PLASTICAS, MUSICA, LITERATURA, RELIGIÃO, ALIMENTAÇÃO.
  • ANUNCIO, VISITA, EMPRESARIO, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, GRÃ-BRETANHA, EFETIVAÇÃO, NEGOCIAÇÃO.

            A SRª FÁTIMA CLEIDE (Bloco/PT - RO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, vivemos o Momento Brasil. A incursão do Presidente Lula e empresários à China é um importante passo para o estreitamento das relações comerciais, políticas e culturais entre os dois Países.

            Na Europa, este mês de maio abraça outro importante Momento Brasil: trata-se do vistoso evento Brasil 40º, uma promoção de porte capitaneada pela loja de departamentos Selfridges, fincada na badalada e importante Oxford Street, uma das principais vias comerciais do centro londrino.

A Selfridges é visitada diariamente por 30 a 35 mil pessoas em média. Os cinco andares da loja estão tomados por mais de 600 produtos brasileiros - alimentação, calçados, cosméticos, CDs e vestuário dentre muitos outros.

Muito contribuiu para que a tradicional loja decidisse pelo Brasil na edição deste evento o trabalho minucioso e convincente do embaixador em Londres José Mauricio Bustani, com pleno apoio do Ministério das Relações Exteriores.

A Embaixada, sob orientação de Bustani, influenciou na escolha dos produtos com visibilidade comercial para o Brasil, e foi além: idealizou o “Brasil MayFair”, uma iniciativa complementar ao mega-evento que entusiasma os britânicos, concebido com a finalidade de dar ressonância aos valores culturais do Brasil, passando pelas artes plásticas, música erudita e popular, literatura, dança e gastronomia.

A seriedade e espírito público do embaixador brasileiro possibilitaram que o público britânico, de forma nunca vista antes, despertasse para a riqueza e diversidade de nossa cultura.

A popularidade do Brasil na Inglaterra ultrapassou a imagem estereotipada baseada no dueto carnaval- futebol, se constituindo, graças ao trabalho da Embaixada brasileira, num interesse crescente por outras manifestações.

Declara o embaixador Bustani a Agência Estado: “O Brasil sempre teve uma presença por meio do futebol e MPB, mas agora os outros atrativos do País, sejam eles culturais, religiosos, artísticos, comerciais, estão sendo cada vez mais valorizados no exterior”.

Esta tendência, para ele, é uma bola de neve, e a Selfridges, uma vitrine global de peso, situada na “cidade mais cosmopolita do mundo” (afirmação do embaixador).

A realização do MayFair conta ainda com apoio e recursos do Banco do Brasil/Western Union, Unilever, Varig, Noronha Associados, O Boticário e British-American Tobacco.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desde 1º de maio os cinco andares da tradicional loja de departamentos apresenta aos freqüentadores roupas de grife, jóias, calçados, cosméticos, móveis e objetos de decoração, decorados com objetos típicos brasileiros, como fantasias de Carnaval e santinhos, expostos de maneira inovadora por obra da cenógrafa Bia Lessa.

De 2000 a 2003 as vendas para o Reino Unido cresceram 26,7%, e este evento proporcionará benefícios a longo prazo. O quesito moda é particularmente promissor; igualmente o segmento de jóias.

O Brasil, Srªs e Srs. Senadores, foi citado em 2º lugar na lista da última revista Vogue inglesa sobre o que vale a pena ver e ouvir sobre moda. A exposição de jóias, com 14 designers, já ocorrida, foi um verdadeiro sucesso.

Responsável pelo tema moda, a Associação Brasileira de indústria Têxtil comemora:

“A ABIT está orgulhosa de sua participação no evento. O esforço que realizamos para colocar a moda brasileira no cenário internacional está sendo reconhecido no exterior. Temos certeza de que a indústria têxtil e de confecção volta fortalecida ao Reino Unido, e que novos negócios serão concretizados durante e depois do evento da Selfridges”, disse à imprensa Paul Skaf, presidente da entidade.

A APEX - Agência de Promoção das Exportações, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, e a Embratur, apóiam oficialmente o Brasil 40º. O apoio se dá mediante a presença de seis associações de classe dentro da loja londrina, e um estande promove o turismo no Brasil.

Este é, Srªs e Srs. Senadores, um grande evento promocional envolvendo o Brasil no mercado britânico.

É preciso também registrar o calendário cultural apresentado, que, conforme já disse, trata-se de uma iniciativa do embaixador Bustani, batizada de Mayfair.

Nas artes plásticas, homenageou-se Cândido Portinari, ausente dos calendários internacionais desde 1963, com exposição de diversas obras. “Da Amazônia à grande metrópole - três visões da joalheria brasileira” inspira as jóias criativas desenhadas a partir da temática ambiental.

Dois concertos, com obras do inesquecível Tom Jobim, Carlos Gomes e do maestro Heitor Villas-Lobo, foram grande sucesso, voltando a alegrar o público londrino os espetáculos protagonizados por Hermeto Paschoal e Elza Soares, com amplo repertório, combinando os vários ritmos da musica brasileira.

O melhor da produção cinematografia contemporânea encheu de orgulho os milhares de brasileiros que se encontram na Inglaterra, e a significativa presença dos britânicos durante a mostra de uma semana atestou a ascendente trajetória alcançada pelo cinema brasileiro neste mercado. Foram exibidos sete longas-metragens e quatro documentários.

No campo da literatura, o Mayfair promoveu debate com escritores e produtores culturais sobre o mercado para escritores brasileiros no Reino Unido, oportunidade em que sublinharam a necessidade de se ampliar traduções de obras brasileiras e de se implementar uma política cultural voltada para a divulgação de obras literárias no exterior.

A religiosidade e a marcante cultura afro-brasileira fincaram sua beleza mediante apresentação de danças que historiaram as entidades do candomblé e a importância dos orixás.

A febre de 40 graus que tomou conta da famosa rua londrina e de seus transeuntes passa ainda pela apreciada culinária brasileira, presente na praça de alimentação da Selfridges.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a crescente popularidade do Brasil na Europa encontra ainda razões de ordem política. Quem assim se manifesta é a área de marketing da Selfridges.

“Há interesse internacional pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além disso, diante dos problemas em outras regiões do mundo, como no Oriente Médio, as pessoas estão se concentrando cada vez mais na América do Sul”, avaliou seu diretor, James Bidwell.

Este Momento Brasil é sem dúvida altamente significativo para as relações comerciais, culturais e políticas entre o País e o Reino Unido.

Há uma sinergia entre empresários, entidades representativas do setor produtivo e organismos oficiais federais que inscreveram um Momento Brasil em Londres de forma extremamente positiva e contagiante.

Manter esta sinergia é condição essencial para vitalizarmos nossa economia, para ampliar negócios e gerar indicadores na balança comercial mais animador ainda dos que citamos logo no inicio do discurso.

E vejo que a agenda brasileira caminha nesta pisada, Senhoras e Senhores Senadores. Isso muito me anima. Neste mês de junho que se avizinha, uma missão empresarial, com apoio da Câmara Britânica de Comércio e Indústria, irá ao Reino Unido.

Mais de 30 empresários dos setores que se fazem presentes na Selfridges participam da missão, destinada a fechar negócios, resultado natural de toda a movimentação que este mês de maio, colorido de verde e amarelo, proporciona aos que reconhecem na agenda brasileira possibilidade efetiva de solidificar relações e concretizar negócios.

Concluo meu discurso, Senhor Presidente, Senhores Senadores, parabenizando a todos que se envolveram na realização do evento Brasil 40º, iniciativa que consolida a capacidade de organização e articulação de agentes públicos e privados a serviço do Brasil e de brasileiros.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/05/2004 - Página 16049