Discurso durante a 63ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários ao artigo intitulado "Decisão primeiro, discussão talvez", de autoria da jornalista Dora Kramer, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, de 9 do corrente mês.

Autor
Reginaldo Duarte (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: José Reginaldo Duarte
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Comentários ao artigo intitulado "Decisão primeiro, discussão talvez", de autoria da jornalista Dora Kramer, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, de 9 do corrente mês.
Publicação
Publicação no DSF de 26/05/2004 - Página 16058
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, AUTORITARISMO, GOVERNO FEDERAL, AUSENCIA, SEPARAÇÃO, PARTIDO POLITICO, GOVERNO, PREJUIZO, DEMOCRACIA.

O SR. REGINALDO DUARTE (PSDB - CE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores: ocupo hoje a Tribuna para registrar o artigo intitulado “Decisão primeiro, discussão talvez”, de autoria da jornalista Dora Kramer, publicado no jornal “O Estado de São Paulo” de 9 de maio do corrente.

O texto, de extrema atualidade, pelo que entendo que a sua inserção nos anais do Senado é oportuna, mostra que o atual governo vem adotando a lógica do Estado totalitário, onde não há separação entre partido e governo. A necessidade de demonstrações de força tem crescido ao longo dos quase 1 ano e meio de mandato do presidente Lula.

Como diz o texto, “... a força só produz em consenso nos regimes autoritários. Na democracia, corrói a autoridade e estimula o dissenso”.

 

**********************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR REGINALDO DUARTE EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

**********************************************************************************************

Matéria referida:

“Decisão primeiro, discussão talvez.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/05/2004 - Página 16058