Discurso durante a 56ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

POR TER SIDO CITADO PELOS SENADORES ROMERO JUCA E CRISTOVAM BUARQUE, ESCLARECE SUA OPINIÃO SOBRE O GOVERNO.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • POR TER SIDO CITADO PELOS SENADORES ROMERO JUCA E CRISTOVAM BUARQUE, ESCLARECE SUA OPINIÃO SOBRE O GOVERNO.
Publicação
Publicação no DSF de 15/05/2004 - Página 14568
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, APARTE, ORADOR, DISCURSO, ALVARO DIAS, SENADOR, ACUSAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), RECLAMAÇÃO, AUSENCIA, PLENARIO, CONGRESSISTA, APOIO, GOVERNO.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR, EX GOVERNADOR, DISTRITO FEDERAL (DF).
  • CRITICA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), FALTA, APOIO, MEMBROS.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ouviu bem o Senador Romero Jucá que quando fiz referências, na tribuna, eu inclusive corrigi quando falei Governo. Mas me lembrei - quando digo Governo refiro-me ao PT, àquele que genuinamente se elegeu sem querer determinadas companhias, e que, por força das circunstâncias, depois montou uma base, que critica no particular mas com a qual tem necessidade de conviver em público -, tanto que corrigi de imediato, dizendo que se tratava do Partido do Governo, do Partido dos Trabalhadores. Sexta-feira é dia de trabalho. Eu fiz essa referência porque esse é um papel da Oposição. O Senador Romero Jucá tem a sua maneira de pensar, e eu o respeito e admiro muito pela brilhante trajetória política que empreendeu, iniciada em Pernambuco, e que hoje brilha no Norte do País. Mas S. Exª não pode me tirar o direito legítimo de expressar aqui, embora humilde e modestamente, o meu pensamento e o meu sentimento. Ele foi profético quando disse que os companheiros estão nos gabinetes e que daqui a pouco estarão aqui. Estarão sim, porque acabei de receber um telefonema - o celular tem esse mal, Senador Romero Jucá - em que se diz que alguém do Palácio está telefonando para os gabinetes repreendendo os companheiros de Partido e pedindo-lhes que compareçam ao plenário.

Quero fazer justiça ao Senador Cristovam Buarque. Quando fiz a referência, S. Exª não estava em plenário. S. Exª estava lá atrás, estava entrando neste recinto, e não tenho o poder de enxergar pelas costas.

A situação do Senador Cristovam Buarque, que respeito muito, é diferente das outras, pois S. Exª faz tudo para ser PT, e o PT faz tudo para que S. Exª não o seja. Isso vem sendo demonstrando ao longo do tempo. Lembro a maneira como S. Exª foi tratado quando era Ministro, a maneira como está sendo tratado agora pelo seu sucessor, a maneira como foi demitido, por celular, quando estava em Lisboa. Admiro muito o comportamento do Senador Cristovam Buarque, que cumpre o seu papel de petista, embora o PT faça tudo para que S. Exª não seja desse Partido. Essa é uma questão que nós, mortais, não entendemos.

Faço esse adendo e justifico a presença de V. Exª. Essa contabilidade não vale - e não vale para mim e nem para o seu Partido. V. Exª é um homem coerente, e talvez esse seja o motivo de não ser querido pelo Partido ao qual V. Exª deu muitas alegrias. Venceu, em Brasília, uma eleição que era praticamente considerada impossível e ajudou a mudar a face do Distrito Federal.

Faço, então, esse registro e justifico, Sr. Presidente, as palavras que proferi há pouco.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/05/2004 - Página 14568