Discurso durante a 64ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da formatura da primeira turma da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis).

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro da formatura da primeira turma da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis).
Publicação
Publicação no DSF de 27/05/2004 - Página 16203
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, FORMATURA, UNIVERSIDADE DO LEGISLATIVO BRASILEIRO (UNILEGIS), IMPORTANCIA, ESPECIALIZAÇÃO, DIREITO, LEGISLATIVO, TREINAMENTO, PARCERIA, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, CAMARA MUNICIPAL, JUDICIARIO, EXECUTIVO, REFORÇO, DEMOCRACIA, CIDADANIA, ELOGIO, SENADO.

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB - MS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, a sessão de hoje à tarde deveria começar com o assunto que abordo, com o qual V. Exª também colaborou.

Hoje, Sr. Presidente, vai se formar a primeira turma da nossa universidade, da Universidade do Legislativo Brasileiro, a Unilegis. Creio que isso precisa ficar registrado.

Essa universidade, como todos sabem, foi criada em 1997, pela Resolução nº 9 do Senado da República. Ela teve origem no ILB, o Instituto Legislativo Brasileiro, há cinco anos.

Hoje, dia 26 de maio, vivemos um momento particularmente importante, porque estamos entregando à sociedade brasileira 82 formandos pela nossa universidade, universidade do Senado, universidade aberta, universidade democrática, universidade que procura trabalhar em parceria. Essa primeira turma está sendo batizada na sua formatura com uma feliz parceria com a Universidade Federal do Estado de Mato Grosso do Sul.

Lembro-me bem, Senador Romeu Tuma, de maio de 2002, quando houve a aula inaugural dessa universidade, proferida pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal Maurício Corrêa, ex-Senador da República, que compareceu ao Senado.

Essa formatura, portanto, é motivo de justo orgulho para nós, porque o Senado da República está treinando gente, preparando pessoas, trazendo cultura e saber àqueles que se dedicam ao processo legislativo, ao Direito Administrativo, aos assuntos constitucionais, enfim, ao Direito Público. São pessoas que vão ajudar os nossos semelhantes no exercício da cidadania.

Não posso deixar, portanto, de registrar essa conquista para a sociedade brasileira: 82 especialistas em Direito Legislativo. É importante para o Senado da República.

Que outro Poder Legislativo, que Senado da República no mundo possui uma universidade como o Senado brasileiro? Portanto, trata-se de um motivo de orgulho, que nos impulsiona, Senadores Papaléo e Pavan, a ajudarmos essa universidade. Vamos dar-lhe mais estrutura, vamos ver do que ela precisa, para que se fortaleça cada vez mais e possa realizar esse intercâmbio, essa parceria com os legislativos estaduais, com o próprio Poder Judiciário, com o Poder Executivo e com as câmaras municipais, treinando nosso pessoal, aperfeiçoando aqueles que querem progredir na vida e ajudando, volto a repetir, no exercício e no fortalecimento da cidadania. Tenho orgulho de fazer essa saudação aos formandos e tenho orgulho de cumprimentar a todos os ex-Presidentes da Casa, mas principalmente o Presidente José Sarney, a quem devemos a Rádio Senado, a TV Senado, o Jornal do Senado e o ILB. Tudo isso forma uma estrutura a serviço da sociedade brasileira. Senadora Heloísa Helena, isso é bom.

Sr. Presidente, sou um defensor da imprensa. Não conheço imprensa mais livre e imparcial que a do Senado da República. O que estou falando aqui está sendo ouvido e visto por todos. Não há como corrigir os nossos erros, os nossos defeitos. Isso é uma aula de cidadania que considero extremamente positiva.

No Senado Federal, não seríamos nada não fosse o nosso corpo legislativo, o nosso corpo de consultores, os funcionários que nos ajudam, como os taquígrafos, o Dr. Raimundo Carreiro e a Drª Cláudia Lyra. Em suma, devemos a todos que aqui estão a performance do Senado da República. Temos de cantar em prosa e verso o trabalho que o Senado da República vem fazendo. Agora, conta com um instrumento forte, em funcionamento desde 2002: a Universidade do Legislativo, uma universidade aberta, da qual temos que nos orgulhar e ajudá-la. Temos de ver o que é preciso. Se for preciso construir prédios, vamos construí-los; se for preciso contratar renomados professores, que os contratemos; que paguemos bem a todos aqueles que trabalham na universidade.

Pedi a palavra pela ordem, Sr. Presidente, Romeu Tuma, mas me excedi. Mas praticamente é o aniversário da Casa, de uma universidade do Senado. Perdoe-me, mas não encontrei outro jeito de registrar a beleza dessa formatura. São 82 a 83 formandos da primeira Universidade. Isso é histórico. Daqui a alguns anos, eles vão contar a história, assim como hoje conto a história da minha formatura, na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, lá pelos idos - e agora não tem jeito de falar - de 1959.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/05/2004 - Página 16203