Discurso durante a 67ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Participação de S.Exa. na solenidade realizada na cidade de Lucilândia/PI, para assinatura do convênio que dará início à construção da Ponte que interligará o Estado do Piauí com do Maranhão.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA DE TRANSPORTES. :
  • Participação de S.Exa. na solenidade realizada na cidade de Lucilândia/PI, para assinatura do convênio que dará início à construção da Ponte que interligará o Estado do Piauí com do Maranhão.
Aparteantes
Paulo Octávio.
Publicação
Publicação no DSF de 01/06/2004 - Página 16794
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, VOTO, RESTABELECIMENTO, SAUDE, ALOIZIO MERCADANTE, SENADOR.
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, SOLENIDADE, ASSINATURA, CONVENIO, INICIO, CONSTRUÇÃO, PONTE, LIGAÇÃO, MUNICIPIO, LUZILANDIA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), SÃO BERNARDO (MA), ESTADO DO MARANHÃO (MA), IMPORTANCIA, RODOVIA, ESCOAMENTO, PRODUÇÃO.
  • COMENTARIO, DISCURSO, GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), ELOGIO, EMPENHO, INICIATIVA, ORADOR, CONSTRUÇÃO, PONTE.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, antes de entrar no assunto que me trouxe a esta tribuna, eu gostaria de associar-me às preocupações do Senador João Capiberibe e do anúncio aqui feito pelo Senador Tião Viana, desejando ao Senador Aloizio Mercadante uma recuperação rápida dessa cirurgia a que se deverá submeter. Quero dizer-lhe também que todo o Plenário deste Senado aguarda-o o mais rápido possível. Aliás, Senador Mercadante, vários colegas seus que são médicos e que estão nesta Casa torcendo pelo êxito da sua operação chegaram à seguinte conclusão: de que a vesícula é o depósito do fel e que, evidentemente, V. Exª voltará bem mais doce para defender, com suas convicções, o Governo, sem permitir, contudo, que o debate nesta Casa se desqualifique!

Dito isso, Sr. Presidente, desejo registrar que estive na cidade de Luzilândia, ontem, para participar de uma solenidade histórica naquele Município. A convite do Governador do Estado, Wellington Dias, do PT, juntamente com vários Deputados Federais, dentre os quais destaco o Deputado B. Sá, o Deputado Nazareno Fonteles, Deputados Estaduais, lideranças políticas do Município e da região, estivemos naquela cidade para que fosse assinada uma ordem de serviço que desse início à construção de uma ponte, ligando o Piauí ao Maranhão, entre as cidades de Luzilândia, no Piauí, e São Bernardo, no vizinho Estado. Essa era uma obra reivindicada havia muito tempo, e somente ontem essa ordem de serviço foi consagrada.

Estivemos, em primeiro lugar, na Câmara de Vereadores, instalada na Associação dos Funcionários do Banco do Brasil, em razão da necessidade de um local mais amplo, onde assistimos a dois cearenses de Sobral, Raimundo Oman Carneiro e Raimundo Oman Carneiro Filho, logicamente pai e filho, receberem o título de cidadãos luzilandenses. O Sr. Raimundo Oman Carneiro, o pai, desde a década de 50 até sua aposentadoria, ficou conhecido e querido como caixeiro viajante que se deslocava de sua cidade natal, no Ceará, para vender produtos farmacêuticos naquela cidade. Fez amizades e se tornou querido naquela cidade e também na região, conseguindo transmitir esse amor a seu filho, que hoje ocupa função de destaque no Ministério da Integração Nacional, sendo amigo pessoal do Ministro Ciro Gomes. Já foi, por diversas vezes, assessor principal do Ministro em sua carreira política, foi Deputado Estadual pelo Ceará, e atualmente, como funcionário do Ministério, foi peça importante a fim de que os recursos fossem assegurados.

Essa estrada é da maior importância para toda a região não apenas no que diz respeito ao turismo, mas também para o escoamento da produção. O Senador Mão Santa, quando Governador do Estado, deu um grande passo para o escoamento, ao iniciar as obras da estrada que liga Joaquim Pires a Parnaíba, e colocando inclusive como prioridade no Programa Nacional de Turismo a construção de várias estradas na região. Tive a felicidade, como Deputado Federal e Líder do Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso no Congresso, de colocar os primeiros recursos para que essa ponte fosse viabilizada. E ontem foi assinada a ordem de serviço de R$900 mil, que é o passo inicial para a sua construção. O valor foi alocado por meu intermédio, à época.

A licitação da ponte, propriamente dita, é nacional, será realizada no dia 22, e o compromisso de conclusão será de doze meses. Portanto, a previsão é de que, no mês de julho do próximo ano, possamos estar naquele Município, inaugurando essa grande obra cuja extensão é de 280 metros.

Quero fazer este registro e, por dever de justiça também, consignar que o Governador Wellington Dias, nos dois pronunciamentos que fez, teve a delicadeza e, acima de tudo, a humildade de declarar o meu trabalho, a minha luta e a minha iniciativa para que essa obra finalmente fosse realizada.

O Piauí ontem deu uma demonstração de que podemos, mesmo em palanques diferentes, com posições políticas distintas, unirmo-nos em defesa do bem comum e do desenvolvimento dos que fazem a nossa terra.

O Sr. Paulo Octávio (PFL - DF) - Senador Heráclito Fortes, quero apenas cumprimentá-lo pela defesa intransigente dos interesses do Piauí.

O SR. PRESIDENTE (Papaléo Paes. PMDB - AP. Fazendo soar a campainha.) - Senador Paulo Octávio, trata-se de uma comunicação inadiável.

O Sr. Paulo Octávio (PFL - DF) - Perfeitamente, Sr. Presidente. Desejo apenas cumprimentar o Senador Heráclito Fortes pela defesa intransigente dos interesses do povo do Piauí. Meus cumprimentos.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Senador Paulo Octávio, acolho a manifestação de V. Exª. Sei exatamente que se trata de um aparte de solidariedade e, acima de tudo, de louvor ao desenvolvimento do Estado do Piauí. Embora V. Exª seja Senador de Brasília, sabe a importância do Piauí no contexto nordestino, principalmente acolhedor que é V. Exª, em sua atividade privada, de vários trabalhadores que se deslocam do Piauí para a Capital Federal em busca de emprego e, acima de tudo, de sobrevivência.

Sr. Presidente, agradeço a V. Exª a oportunidade de fazer este registro. E quero parabenizar as lideranças políticas de Luzilândia e da região, na pessoa do Deputado Ismar Marques e, principalmente, na pessoa de uma grande lutadora e batalhadora para que essa obra fosse realizada, a ex-Prefeita de Joca Marques, Município vizinho a Luzilândia, Janaína Marques, que teve, por suas ligações pessoais, inclusive com o Dr. Oman Carneiro, uma luta indormida para que a ponte dos sonhos começasse, desde ontem, a tornar-se realidade.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/06/2004 - Página 16794