Discurso durante a 68ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações ao pronunciamento do Senador Jefferson Peres. Resultado da terceira edição do "troféu berzoine de crueldade", criado pelo PFL.

Autor
José Jorge (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: José Jorge de Vasconcelos Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Considerações ao pronunciamento do Senador Jefferson Peres. Resultado da terceira edição do "troféu berzoine de crueldade", criado pelo PFL.
Publicação
Publicação no DSF de 02/06/2004 - Página 16922
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • APOIO, DISCURSO, AUTORIA, JEFFERSON PERES, SENADOR, SUSPEIÇÃO, RESPONSABILIDADE, HUMBERTO COSTA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), TRANSAÇÃO ILICITA, MALVERSAÇÃO, FUNDOS PUBLICOS.
  • DIVULGAÇÃO, RESULTADO, CONCURSO, INICIATIVA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), ESCOLHA, AUTORIDADE, MEMBROS, GOVERNO FEDERAL, AUSENCIA, IDONEIDADE, CONDUTA, ETICA, RESPEITO, VIDA HUMANA.

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - PE. Pela Liderança do PFL. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu não poderia iniciar meu pronunciamento sem antes me congratular com o Senador Jefferson Péres. Talvez eu seja seu maior fã no Senado. Diz aqui a Senadora Heloísa Helena que sou o segundo. Quando pensei nesse caso, imaginei a forma precisa e correta como V. Exª abordaria a questão. Com relação à nomeação de auxiliares, se não tomarmos cuidado, Senador Jefferson Péres, daqui a pouco, os Ministros não serão mais responsáveis por quem nomeiam.

Eu disse aqui ontem que, no caso dos vampiros, três dos principais envolvidos foram trazidos de Recife - sinto-me até envergonhado com isso - pelo Ministro Humberto Costa para comandar toda essa operação descoberta pela Polícia Federal.

Sr. Presidente, o que me traz à tribuna é o resultado da última edição do Troféu Berzoini de Crueldade, criado pelo PFL há cerca de nove meses. Essa foi uma idéia do Partido para disponibilizar à população brasileira a possibilidade de avaliar as ações irregulares ou surreais do Governo. O prêmio já está na terceira edição.

Na última votação promovida pelo página do PFL na Internet, os internautas puderam votar durante 90 dias. São apresentados sempre cinco candidatos, escolhidos por sugestão dos internautas ou pela análise das matérias divulgadas pela mídia sobre as ações governamentais.

Os vencedores do Troféu Berzoini de Crueldade foram: na primeira edição, o Presidente Lula, pelo veto ao Projeto das Apaes; e, na segunda edição, o Ministro-Chefe da Casa Civil, José Dirceu, pela maneira como foi demitido o colega Cristovam Buarque do Ministério da Educação, por telefone, quando este se encontrava em Portugal em viagem oficial. Agora, na terceira edição, o vencedor foi, por incrível que pareça, novamente o Ministro José Dirceu, mas por outra razão. Nessa terceira edição votaram 36.132 internautas e o Ministro José Dirceu venceu com 45,7% dos votos, ou seja, 16.512 votos, pelo seguinte motivo: egoísmo - enquanto o número de desempregados no Brasil atinge os 10 milhões, promove uma operação abafa do caso Waldomiro, exclusivamente para manter seu próprio emprego.

E, diga-se de passagem, foi uma operação abafa vitoriosa, porque, até hoje, não se conseguiu investigar devidamente o caso.

As demais personalidades votadas foram:

Em 2° lugar, com 19,3% dos votos, ficou o Ministro da Previdência Social, Amir Lando, pela idéia sinistra de aumentar em 3% a alíquota de contribuição do INSS de patrões e empregados para pagar atrasados aos aposentados.

Em 3º lugar, com 15,4% dos votos - vitória da Bahia -, o Chefe da Controladoria-Geral da União, Waldir Pires, por blasfemar, comparando o caso Waldomiro Diniz com o episódio bíblico de Jesus e Judas e por, em lugar de apurar o caso Waldomiro, ter dito: “ Em país em que se rouba, mas faz, Waldomiro não merece CPI”.

Em 4º lugar, com 10% dos votos, o Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, por ter desempregado 72 mil pessoas que estão na rua da amargura com o fechamento dos bingos, uma semana depois de o Governo haver prometido regulamentá-los.

Em 5° lugar, com 9,41% dos votos, o Ministro da Defesa, José Viegas, pela compra do avião presidencial.

Encerramos a votação dessa terceira edição ontem, dia 31 de maio. E, na próxima quinta-feira, abriremos nova votação para escolher, a partir da sugestão dos internautas, mais cinco casos, como, por exemplo, o da Ágora, o caso dos vampiros, a expulsão do jornalista americano e outros, para que a população brasileira possa continuar participando desse processo, que considero democrático. A cada dia mais pessoas participam e, com isso, evitaremos que casos como esses voltem a ocorrer.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/06/2004 - Página 16922