Discurso durante a 69ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da eleição do Deputado Leal Júnior para a Presidência da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale).

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLATIVO.:
  • Registro da eleição do Deputado Leal Júnior para a Presidência da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale).
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2004 - Página 17109
Assunto
Outros > LEGISLATIVO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, ELEIÇÃO, DEPUTADO ESTADUAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), ESTADO DO PIAUI (PI), PRESIDENCIA, ASSOCIAÇÃO NACIONAL, LEGISLATIVO, ESTADOS, ANUNCIO, GESTÃO, AUMENTO, LIGAÇÃO, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, CAMARA MUNICIPAL, CONGRESSO NACIONAL, BUSCA, REFORÇO, ASSESSORIA LEGISLATIVA.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Eu gostaria de registrar a minha gratidão ao Senador Magno Malta e ao Sr. Presidente pela sua imaginação criadora ao inventar esse novo prazo regimental de um minuto, o suficiente para o meu pronunciamento.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pela primeira vez desde que foi criada, há oito anos, a União Nacional dos Legislativos Estaduais, Unale, sucessora da UPI, será presidida por um Deputado do Norte-Nordeste. A eleição deu-se no último fim de semana, em João Pessoa, e tenho a maior satisfação em registrar desta tribuna que o novo presidente é do Piauí. Caberá ao Deputado Leal Júnior, do PFL do meu Estado, presidir a entidade nos próximos 12 meses.

Leal Júnior foi eleito por unanimidade no encontro que, além de representantes de todo o País, contou com várias delegações estrangeiras, entre elas, dos Estados Unidos. O secretário-geral da organização será o Deputado Cezar Colares, do PSDB do Pará, e os quatro vice-presidentes são do Rio, da Bahia, do Acre e do Rio Grande do Sul.

Um dos objetivos da gestão de Leal Júnior será trabalhar para estreitar a ligação entre os Legislativos municipais, estaduais e o Congresso Nacional. Na chamada “Carta de João Pessoa”, aprovada no final do encontro, inclusive, os Deputados estaduais chamam a atenção para a necessidade de se reforçar o poder de legislar das Assembléias, que está sendo usurpado pela União. Pedem, para isso, o apoio de Deputados Federais e Senadores.

A Unale quer ainda, segundo o Deputado Leal Júnior, investir cada vez mais no fortalecimento de instrumentos de assessoria legislativa que permitam aos Deputados Estaduais encaminhar as principais questões de suas Assembléias e de seus Estados.

Atualmente, a Unale congrega as Assembléias dos 27 Estados e do Distrito Federal e possui 800 filiados. O objetivo da nova diretoria é atingir a totalidade dos mais de mil Deputados Estaduais.

Portanto, Sr. Presidente, quero cumprimentar meu conterrâneo e correligionário que, tenho certeza, fará um excelente trabalho à frente da entidade. Acredito ainda que sua eleição é uma demonstração de prestígio para o Legislativo do meu Estado e, nesse sentido, também parabenizo a Assembléia Legislativa do Piauí.

Estou certo de que nós, Deputados e Senadores, saberemos trabalhar em conjunto com nossos colegas dos Estados, o que resultará em fortalecimento da democracia em nosso País.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2004 - Página 17109