Pronunciamento de Juvêncio da Fonseca em 02/06/2004
Discurso durante a 69ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Posse de S.Exa. na Presidência da Subcomissão Permanente do Meio Ambiente, no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal.
- Autor
- Juvêncio da Fonseca (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MS)
- Nome completo: Juvêncio Cesar da Fonseca
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
REGIMENTO INTERNO.
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
- Posse de S.Exa. na Presidência da Subcomissão Permanente do Meio Ambiente, no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal.
- Publicação
- Publicação no DSF de 03/06/2004 - Página 17112
- Assunto
- Outros > REGIMENTO INTERNO. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
- Indexação
-
- CRITICA, ABUSO, USO DA PALAVRA, LIDERANÇA, SENADO, PREJUIZO, INSCRIÇÃO, SENADOR.
- INFORMAÇÃO, PRESIDENCIA, ORADOR, SUBCOMISSÃO, MEIO AMBIENTE, IMPORTANCIA, INTEGRAÇÃO, LEGISLATIVO, EXECUTIVO, REGISTRO, REUNIÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA).
- DEFESA, PARCERIA, INICIATIVA PRIVADA, AREA, CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO, VINCULAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, PROTEÇÃO, MEIO AMBIENTE.
O SR. JUVÊNCIO DA FONSECA (PDT - MS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, presto a V. Exª minhas homenagens pelo milagre regimental que nos permitiu, a nós do baixo clero, que não compomos a liderança, fazer este pronunciamento. Sou o quarto inscrito e estou me pronunciando agora em decorrência da voracidade das Lideranças desta Casa pelo microfone, o que está trazendo prejuízos a muitos Senadores. Eu falo claramente a esse respeito, porque esse prejuízo tem que ser denunciado. Não é possível que a maioria dos Senadores não possam nesta Casa porque há uma voracidade pelo microfone. Fala-se todo o dia, a toda hora, duas vezes por dia, e pouco importa aqueles companheiros que estão querendo usar da palavra e não conseguem. Eu consegui a palavra apenas cinco minutos, em lugar dos vinte a que teria direito, mesmo assim fora do Horário do Expediente, graças ao critério do nosso Presidente. Bastam-me esses cinco minutos. Para dizer o quê? Que o Senado Federal tem hoje, por meio da Comissão de Assuntos Sociais, uma Subcomissão Permanente de Meio Ambiente, presidida por mim por delegação de meus Pares, que confiaram os trabalhos a mim para que possa levá-los a bom termo. Está subcomissão é importantíssima, porque, neste momento, espera-se o grande desenvolvimento do País. É preciso que o Brasil alcance o desenvolvimento sustentado e que nele esteja inserida a questão ambiental.
E eu vi hoje um cartaz do Ministério do Meio Ambiente que dizia: “Desenvolvimento e Meio Ambiente: Haverá de existir este casamento”. Neste importante momento, há que se mudar até a cultura das nossas populações, das nossas lideranças, fazendo com que haja, aí, sim, um verdadeiro casamento entre essas duas questões profundas: desenvolvimento com respeito ao meio ambiente.
Fomos recebidos hoje, à tarde, pela Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que convocou todos os seus assessores. Esteve lá a Presidenta da Comissão de Assuntos Sociais, Senadora Lúcia Vânia, que nos acompanhou. Este foi o primeiro ato da Comissão, que, com ele, procurou demonstrar o interesse para a perfeita integração de trabalho do Legislativo com o Executivo e também a perfeita integração do nosso trabalho com a iniciativa privada, com a área do conhecimento e da educação. Enfim, com todas as áreas, para que a questão ambiental seja trabalhada nesta Casa com profundidade e muita maturidade.
Este momento é precioso para a Nação brasileira, pois aguarda-se a explosão do desenvolvimento. E, ao ocorrer essa explosão de desenvolvimento, certamente haverá a apreciação da questão ambiental.
Agradeço, mais uma vez, aos meus Pares por terem confiado a mim esta missão importante, qual seja, presidir a Subcomissão Permanente do Meio Ambiente. Que todos nós aproveitemos este momento precioso para utilizar a nossa inteligência em benefício do desenvolvimento brasileiro.
Muito obrigado.