Discurso durante a 69ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Posse de S.Exa. na Presidência da Subcomissão Permanente do Meio Ambiente, no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal.

Autor
Juvêncio da Fonseca (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MS)
Nome completo: Juvêncio Cesar da Fonseca
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Posse de S.Exa. na Presidência da Subcomissão Permanente do Meio Ambiente, no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2004 - Página 17112
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • CRITICA, ABUSO, USO DA PALAVRA, LIDERANÇA, SENADO, PREJUIZO, INSCRIÇÃO, SENADOR.
  • INFORMAÇÃO, PRESIDENCIA, ORADOR, SUBCOMISSÃO, MEIO AMBIENTE, IMPORTANCIA, INTEGRAÇÃO, LEGISLATIVO, EXECUTIVO, REGISTRO, REUNIÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA).
  • DEFESA, PARCERIA, INICIATIVA PRIVADA, AREA, CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO, VINCULAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, PROTEÇÃO, MEIO AMBIENTE.

O SR. JUVÊNCIO DA FONSECA (PDT - MS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, presto a V. Exª minhas homenagens pelo milagre regimental que nos permitiu, a nós do baixo clero, que não compomos a liderança, fazer este pronunciamento. Sou o quarto inscrito e estou me pronunciando agora em decorrência da voracidade das Lideranças desta Casa pelo microfone, o que está trazendo prejuízos a muitos Senadores. Eu falo claramente a esse respeito, porque esse prejuízo tem que ser denunciado. Não é possível que a maioria dos Senadores não possam nesta Casa porque há uma voracidade pelo microfone. Fala-se todo o dia, a toda hora, duas vezes por dia, e pouco importa aqueles companheiros que estão querendo usar da palavra e não conseguem. Eu consegui a palavra apenas cinco minutos, em lugar dos vinte a que teria direito, mesmo assim fora do Horário do Expediente, graças ao critério do nosso Presidente. Bastam-me esses cinco minutos. Para dizer o quê? Que o Senado Federal tem hoje, por meio da Comissão de Assuntos Sociais, uma Subcomissão Permanente de Meio Ambiente, presidida por mim por delegação de meus Pares, que confiaram os trabalhos a mim para que possa levá-los a bom termo. Está subcomissão é importantíssima, porque, neste momento, espera-se o grande desenvolvimento do País. É preciso que o Brasil alcance o desenvolvimento sustentado e que nele esteja inserida a questão ambiental.

E eu vi hoje um cartaz do Ministério do Meio Ambiente que dizia: “Desenvolvimento e Meio Ambiente: Haverá de existir este casamento”. Neste importante momento, há que se mudar até a cultura das nossas populações, das nossas lideranças, fazendo com que haja, aí, sim, um verdadeiro casamento entre essas duas questões profundas: desenvolvimento com respeito ao meio ambiente.

Fomos recebidos hoje, à tarde, pela Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que convocou todos os seus assessores. Esteve lá a Presidenta da Comissão de Assuntos Sociais, Senadora Lúcia Vânia, que nos acompanhou. Este foi o primeiro ato da Comissão, que, com ele, procurou demonstrar o interesse para a perfeita integração de trabalho do Legislativo com o Executivo e também a perfeita integração do nosso trabalho com a iniciativa privada, com a área do conhecimento e da educação. Enfim, com todas as áreas, para que a questão ambiental seja trabalhada nesta Casa com profundidade e muita maturidade.

Este momento é precioso para a Nação brasileira, pois aguarda-se a explosão do desenvolvimento. E, ao ocorrer essa explosão de desenvolvimento, certamente haverá a apreciação da questão ambiental.

Agradeço, mais uma vez, aos meus Pares por terem confiado a mim esta missão importante, qual seja, presidir a Subcomissão Permanente do Meio Ambiente. Que todos nós aproveitemos este momento precioso para utilizar a nossa inteligência em benefício do desenvolvimento brasileiro.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2004 - Página 17112