Discurso durante a 69ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre matérias publicadas na imprensa brasileira sobre o episódio envolvendo o correspondente do The New York Times, Larry Rohter.

Autor
Sergio Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Severino Sérgio Estelita Guerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Comentários sobre matérias publicadas na imprensa brasileira sobre o episódio envolvendo o correspondente do The New York Times, Larry Rohter.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2004 - Página 17116
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • REPUDIO, AUTORITARISMO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, EXPULSÃO, JORNALISTA, NACIONALIDADE ESTRANGEIRA, MOTIVO, ARTIGO DE IMPRENSA, CRITICA, CONDUTA, CHEFE DE ESTADO, PREJUIZO, DEMOCRACIA, ESTADO DE DIREITO, REGISTRO, HABEAS CORPUS, SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ), SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, NOTICIARIO, IMPRENSA, COMENTARIO, ASSUNTO.

O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para tratar do lado autoritário e insensato do Presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores que agora foi mostrado. Refiro-me ao caso envolvendo o correspondente do New York Times, Larry Rohter, que, depois de publicar matéria considerada fraca, exagerada e sem fundamentação - destituída de investigação, obteve como resposta do Governo petista a sua expulsão.

Publicada a reportagem ofensiva, todos os Parlamentares, governistas e opositores, solidarizaram-se com o Presidente Lula. Entretanto, a medida adotada pelo Governo, de expulsar o correspondente, foi desproporcional. Tal medida até mesmo se opõe ao posicionamento de Lula durante a ditadura militar, quando se manifestou contrário à expulsão de padre italiano. Chegaram a comparar essa situação com a do jornalista banido do Brasil durante a ditadura, François Pelou.

Aconselhado a processar o jornalista e o periódico, Lula preferiu outro caminho que não condiz com o estado democrático de direito. Por isso, o STJ deferiu habeas corpus em favor de Rohter.

Fica evidente, neste caso, que o Governo de Lula está se tornando mestre em ampliar a dimensão de suas crises. Como prova disso, remeto as matérias anexadas, que fundamentaram este pronunciamento, para que constem dos Anais do Senado Federal.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.

 

**********************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR SÉRGIO GUERRA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

**********************************************************************************************

Matérias referidas:

“Uma decisão autoritária e insensata”, O Globo, 14.05.2004;

“Em defesa do presidente e da liberdade”, O Globo, 14.05.2004;

“Expulso em 70, francês se desaponta com Lula”, Folha de S.Paulo, 14.05.2004;

“’The Economist’ afirma que Lula imitou ditaduras”, Folha de S.Paulo, 14.05.2004;

“Na ditadura, Lula opôs-se à expulsão de padre italiano”, O Globo, 14.05.2004;

“STJ mantém jornalista no país”, O Globo, 14.05.2004.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2004 - Página 17116