Discurso durante a 70ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Participação de S.Exa. na solenidade de posse do presidente de El Salvador, Sr. Elias Antonio Saca.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Participação de S.Exa. na solenidade de posse do presidente de El Salvador, Sr. Elias Antonio Saca.
Publicação
Publicação no DSF de 04/06/2004 - Página 17286
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, SOLENIDADE, POSSE, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, EL SALVADOR.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Almeida Lima; Srªs e Srs. Senadores, agradeço à Senadora Lúcia Vânia. Quero informar que foi involuntário da minha parte: o Presidente que estava à Mesa tomou a iniciativa de me inscrever, pois no momento não estava presente.

Agradeço à Senadora Ideli Salvatti, que me permitiu falar neste momento.

Estive presente à posse do novo Presidente de El Salvador, Elías Antonio Saca, que representa a Aliança Renovadora Nacional e venceu as eleições contra seu principal opositor, o candidato da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional, Sr. Schafik Hándal. O Sr. Elías Antonio Saca fez um pronunciamento de 50 minutos e procurou comprometer-se a impulsionar um Governo entregue ao bem-estar de todas as pessoas e atento à sorte dos mais necessitados.

Trata-se do quarto presidente eleito pela Arena desde que, em 1992, houve um entendimento pela pacificação em El Salvador, e os membros da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional voltaram ao seu país, mesmo aqueles que eram considerados em situação de ilegalidade. Naquela ocasião, em janeiro de 1992, como Senador e representante do Partido dos Trabalhadores, tive a oportunidade de acompanhar quando os líderes da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional voltaram ao seu país, vindo de avião do México. Acompanhei-os e fui testemunha da extraordinária festa que houve ali, comemorando a pacificação.

A Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional, que hoje tem 36 dos membros da Assembléia Legislativa de El Salvador, resolveu não comparecer à solenidade de posse do presidente eleito, pois houve inúmeras queixas quanto ao procedimento das eleições. Consideraram que não houve a devida oportunidade de direito de resposta e, segundo eles, houve abusos na utilização dos meios de comunicação e do poder econômico.

Entretanto, é importante ressaltar que o Presidente Elías Antonio Saca resolveu transmitir aos seus opositores que está aberto ao diálogo, mesmo com aqueles que não estiveram presentes à sua diplomação. Havia cerca de seis mil pessoas presentes em um grande auditório onde se deu a cerimônia. O Sr. Elías Antonio Saca, uma pessoa que teve uma carreira de locutor esportivo de rádio e televisão, conseguiu, por meio de uma liderança bastante acentuada, expressar com muita clareza, inclusive sem ler seu pronunciamento de 50 minutos, a possibilidade de dialogar com todas as forças e segmentos políticos, inclusive com quem faz oposição, e saiu às ruas em manifestação na praça naquele dia, como o próprio candidato da oposição Schafik Handal, juntamente com outros dirigentes da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional.

Quero informar que mantive reuniões tanto com prefeitos da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional como também com a Coordenação Nacional da frente, ocasião em que lhes transmiti a evolução no Brasil do debate a respeito da renda básica de cidadania. E, assim como fiz três semanas atrás na Colômbia, onde expus que, para que haja pacificação naquele país seria interessante que, na mesa de negociação, houvesse a possibilidade de se considerar a instituição de uma renda básica de cidadania, também ali, perante os membros da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional e o próprio Presidente Elías Antonio Saca, transmiti a ambos a importância de se estudar esse dispositivo, esse instrumento.

Quando concluí a minha apresentação para a Coordenação Nacional da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional, eles me informaram que eu poderia transmitir ao Presidente Elías Antonio Saca o quanto consideram que será válido ter esse instrumento como parte do diálogo no sentido de uma concertación, na expressão espanhola, ou de um entendimento entre as partes que hoje estão à frente do governo de El Salvador e aqueles que estão realizando severa oposição.

Assim, quero registrar, Sr. Presidente, que com muito honra representei o Presidente Lula em todas as partes. O Presidente Elías Antonio Saca pediu-me que transmitisse ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bem como ao Congresso, ao Senado brasileiro, o quão importante é o aprofundamento das relações entre El Salvador e os países da América Central com o Brasil, visto que todos têm uma extraordinária admiração por nossa cultura e pelo processo democrático brasileiro que está hoje tendo enorme repercussão. E, como acompanham de perto o mandato do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, transmitem a Sua Excelência os votos de sucesso e que a América Central, especialmente El Salvador, possam se entrosar mais e mais com o Brasil.

Também quero aproveitar para agradecer a atenção que o Encarregado de Negócios Vítor Hugo Irigaray, bem como a Srª Vanda Pignato tiveram para comigo nessa viagem em que fui representando o Presidente da República.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/06/2004 - Página 17286