Discurso durante a 71ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Mérito do Ministério da Defesa, do Exército Brasileiro e do Ministério do Trabalho no lançamento do Programa Soldado Cidadão. Cumprimentos ao Ministro Nelson Jobim e à Ministra Ellen Gracie, pela posse como Presidente e Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE EMPREGO. HOMENAGEM.:
  • Mérito do Ministério da Defesa, do Exército Brasileiro e do Ministério do Trabalho no lançamento do Programa Soldado Cidadão. Cumprimentos ao Ministro Nelson Jobim e à Ministra Ellen Gracie, pela posse como Presidente e Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 05/06/2004 - Página 17455
Assunto
Outros > POLITICA DE EMPREGO. HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, MINISTERIO DA DEFESA, MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE), LANÇAMENTO, PROGRAMA, CIDADANIA, SOLDADO, TREINAMENTO, JUVENTUDE, EXERCITO, ENSINO PROFISSIONALIZANTE, PREPARAÇÃO, INGRESSO, MERCADO DE TRABALHO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE BOA VISTA, ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • HOMENAGEM, POSSE, NELSON JOBIM, ELLEN GRACIE NORTHFLEET, PRESIDENTE, VICE-PRESIDENTE, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra pela Liderança do Governo para fazer um registro que considero importante e parabenizar o Ministério da Defesa, o Exército brasileiro e também o Ministério do Trabalho.

Esta semana foi lançado um programa que tem como foco os jovens mais carentes no nosso País, o Programa Soldado Cidadão, que irá absorver, nos diversos quartéis espalhados no Brasil, jovens nascidos entre 1982 e 1985 que não serviram no Exército, e receberão um salário mínimo, a partir de agosto, para terem formação militar e qualificação profissional. Nessa qualificação profissional, estarão inseridos o Senac, o Sesc, a Confederação Nacional do Comércio, a Confederação Nacional da Indústria e a fundação que cuida dos Cefets. Os recursos para esse treinamento e para a capacitação serão transferidos por meio do Ministério do Trabalho.

Órgãos estatais e da iniciativa privada se unem para atuar na resolução de um dos nossos maiores problemas, que é a absorção no mercado de trabalho e a construção da cidadania dos jovens espalhados por todo o País.

Quero aqui registrar a minha satisfação e dizer que, nos dois primeiros dias, no meu Estado de Roraima, esse programa foi um sucesso. Centenas de jovens já se inscreveram.

Espero que com o seu funcionamento e o seu resultado, o programa possa ser ampliado, porque trata-se de uma ação a mais no sentido de se resolver o grande problema da juventude brasileira.

Sr. Presidente, peço a transcrição da matéria do jornal Folha de Boa Vista, “Programa Soldado Cidadão começa inscrição hoje”, nos Anais do Senado.

Ao encerrar, quero fazer das palavras do Senador Pedro Simon acerca do Ministro Nelson Jobim também as palavras da Liderança do Governo e, tenho certeza, de todos nós.

O Ministro Nelson Jobim honrou o Congresso Nacional enquanto teve o seu mandato parlamentar, honra o Supremo Tribunal, foi uma figura destacada na discussão da reforma do Judiciário, na busca de melhoria do funcionamento do sistema e, sem dúvida nenhuma, o Presidente Nelson Jobim e a Vice-Presidente Ellen Gracie darão uma dinâmica importante e atuarão no sentido de levar mais justiça, com mais rapidez, a todos os recantos do País.

Em nome da Liderança da Governo, parabenizo o Ministro Nelson Jobim, a Ministra Ellen Gracie e todo o Supremo pela posse de ontem, que efetivamente marca um momento importante do Supremo Tribunal Federal e, em conseqüência, do País.

Muito obrigado.

 

*****************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Programa Soldado Cidadão começa inscrição hoje - Folha de Boa Vista”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/06/2004 - Página 17455