Discurso durante a 61ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Esclarecimentos sobre a convocação do Sr. Paulo Maluf pela CPMI do Banestado.

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCO DO ESTADO DO PARANA S/A (BANESTADO).:
  • Esclarecimentos sobre a convocação do Sr. Paulo Maluf pela CPMI do Banestado.
Publicação
Publicação no DSF de 22/05/2004 - Página 15714
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCO DO ESTADO DO PARANA S/A (BANESTADO).
Indexação
  • CONFIRMAÇÃO, DISCURSO, HERACLITO FORTES, SENADOR, NECESSIDADE, REMESSA, DOCUMENTO, MINISTERIO PUBLICO, CONVOCAÇÃO, PAULO MALUF, EX GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DEPOIMENTO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, BANCO DO ESTADO DO PARANA S/A (BANESTADO).

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT. Para uma questão de ordem. Sem revisão da oradora.) - Art. 14, inciso VI. 

Sr. Presidente, gostaria de confirmar o que o Senador Heráclito Fortes acabou de dizer. Meu requerimento foi protocolado na CPI no mês de julho, mas ainda se encontra sobrestado. Desejo reforçar aqui a existência de requerimento do Deputado José Mentor, Relator da CPI, que vem fazendo um esforço muito grande para buscar essas informações também, no Ministério Público Federal e no Ministério Público do Estado de São Paulo. Também estou fazendo esse esforço de posse desse requerimento - se não me engano é o de nº 496/04. Estamos buscando esses documentos. Além disso, a Justiça da Suíça também está atuando.

Mas continuo insistindo, Senador Heráclito Fortes, que nós, como Plenário da CPMI, temos poder, sim, para aprovar requerimento convocando o Sr. Paulo Maluf para comparecer aqui. Podemos convocá-lo e esperar que cheguem esses documentos, mas mostrando a nossa determinação à sociedade brasileira.

Queremos votar, queremos ouvi-lo, e ele virá até essa CPMI, sim, independente do prazo, pois podemos aprovar a sua vinda e a posteriori marcar a data. A data do depoimento de Pitta, por exemplo, foi marcada bem após a sua convocação, que também se deu por meio de requerimento de nossa autoria.

Portanto, insisto: o Plenário da CPMI do Banestado, nesta semana, com certeza, aprovará a convocação do Sr. Paulo Maluf. A data, no entanto, poderá ser marcada após a chegada de alguns documentos que ainda fazem falta. Mas já há indícios suficientes.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/05/2004 - Página 15714