Fala da Presidência durante a 71ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Associação às homenagens prestadas ao Ministro Nelson Jobim pela posse como Presidente do Supremo Tribunal Federal, bem como à Vice-Presidente, Ellen Gracie Northfleet.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Associação às homenagens prestadas ao Ministro Nelson Jobim pela posse como Presidente do Supremo Tribunal Federal, bem como à Vice-Presidente, Ellen Gracie Northfleet.
Publicação
Publicação no DSF de 05/06/2004 - Página 17467
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, POSSE, NELSON JOBIM, PRESIDENTE, ELLEN GRACIE NORTHFLEET, VICE-PRESIDENTE, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Suplicy. Bloco/PT - SP) - Na forma do Regimento, será atendida a solicitação de V. Exª, Senador Tião Viana.

Esta Presidência soma-se à manifestação de V. Exª e a dos Senadores Pedro Simon e Romero Jucá, que prestaram homenagem ao Ministro Nelson Jobim, pela sua posse como Presidente do Supremo Tribunal Federal, bem como à Vice-Presidente Ellen Gracie Northfleet.

A Nação, ontem, assistiu aos pronunciamentos de autoridades ali presentes, como o Ministro Carlos Velloso, o Dr. Cláudio Fonteles e o Presidente da OAB, culminando com o pronunciamento tão significativo, citado por V. Exª, Senador Tião Viana, do Presidente Nelson Jobim, que será publicado, na íntegra, nos Anais do Senado da República.

Concedo a palavra ao nosso Presidente, Senador José Sarney.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Suplicy. Bloco/PT - SP) - Senador José Sarney, esta Presidência quer registrar o quanto todos nós, Senadores, aprendemos com o conhecimento que V. Exª tem da história brasileira. E inclusive também, ao enaltecer, ontem, o Ministro Nelson Jobim, por ocasião de sua posse, aqui lembrou das palavras do Procurador-Geral da República, Cláudio Fonteles, na sua referência a João Batista. Este, ao chamar a atenção de Herodes, acabou sendo sacrificado, porque o Rei Herodes resolveu mandar cortar a sua cabeça. E de uma maneira bastante diferente do que aconteceu com o Rei Davi. Dialogando com a Senadora Heloísa Helena, fiquei pensando que razões teriam levado o Procurador-Geral da República, Cláudio Fonteles, perante o Presidente do STF que assumia, Nelson Jobim, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Presidente do Congresso Nacional, José Sarney, a trazer uma reflexão sobre o mau uso do poder, sobre o qual tinha por obrigação o Procurador-Geral sempre de chamar a atenção. E fez a comparação entre os Reis Herodes e Davi.

O Rei Davi, que havia, certo dia, percebido uma moça tão bela e formosa, Betsabé, por ela se apaixonou. Acontece que ela era casada com Urias, um bravo soldado. O Rei Davi resolveu enviá-lo para a frente de batalha. E, em vez de perguntar a respeito da guerra, se estava ganhando ou não, ele queria saber se Urías já havia sido morto, para que ele pudesse ficar com sua a mulher. E eis que então Natan, o profeta, resolveu dizer que ele tinha cometido uma falta, um crime muito grave. O Rei Davi, então, acabou sendo humilde o suficiente para reconhecer a sua falta grave, diferentemente de Herodes. Isso havia sido lembrado por Dom José Maria Pires, o Bispo de João Pessoa, num sermão realizado em 30 de janeiro último.

Fiquei pensando, Presidente José Sarney, e aqui dialogando com a Senadora Heloísa Helena, quem sabe V. Exª possa até nos transmitir por que razão o Procurador-Geral, Cláudio Fonteles, trouxe essa reflexão, para que todos nós, e inclusive os Chefes dos Três Poderes no Brasil, pudéssemos refletir sobre como às vezes se utiliza mal o poder. É claro que o Procurador-Geral precisa sempre estar chamando a atenção.

Agradecemos ao Presidente José Sarney por suas recordações da história brasileira, inclusive do Estado do Amapá. S. Exª nos trouxe o conhecimento do parque Tumucumaque e das belas histórias que estão contidas em Saraminda, seu belo romance.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/06/2004 - Página 17467