Discurso durante a 81ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Louvor ao trabalho social desenvolvido pela Fundação Bradesco.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
BANCOS.:
  • Louvor ao trabalho social desenvolvido pela Fundação Bradesco.
Publicação
Publicação no DSF de 15/06/2004 - Página 18127
Assunto
Outros > BANCOS.
Indexação
  • COMENTARIO, BALANÇO ANUAL, POLITICA SOCIAL, FUNDAÇÃO, BANCO PARTICULAR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), LIDERANÇA, CONCESSÃO, CREDITOS, PESSOA FISICA, MICROEMPRESA, ELOGIO, ATUAÇÃO, AREA, EDUCAÇÃO, INAUGURAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, ESTADO DO PARANA (PR), COMPLEMENTAÇÃO, PRESENÇA, TOTAL, ESTADOS, BRASIL, REGISTRO, DADOS, ATENDIMENTO, ALUNO, BUSCA, CIDADANIA, ENSINO PROFISSIONAL, APOIO, ATIVIDADE CULTURAL, INVESTIMENTO, TRADIÇÃO, FOLCLORE, PATRIMONIO, FESTA, FESTIVAL.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, tenho aqui em minhas mãos o Balanço Social da Fundação Bradesco 2003, na qual pude verificar as diversas realizações relevantes que esta Instituição sem fins lucrativos desenvolveu em prol da sociedade brasileira durante o ano passado.

Esse sumário sobre as atividades sociais do Bradesco começa com uma introdução em que nos é dito que o estímulo do desenvolvimento econômico é a principal missão do banco, e ressalta que conceder crédito aos empreendedores a juros acessíveis, obter bons rendimentos para os investidores, investir em tecnologia, treinamento de funcionários, expansão da rede de atendimento, tudo isso faz parte da função social da instituição.

De fato, como líder na concessão de crédito, entre as instituições financeiras privadas do País, o Bradesco tem ajudado muitas pessoas e famílias a realizarem o sonho da casa própria, do computador, do automóvel e, também, muitas empresas a adquirirem o trator, o maquinário, o ponto comercial etc. Essa, realmente, é uma importante forma de atuação econômica, mas também social, que o banco realiza a favor do desenvolvimento de nossa Nação.

Na área educacional, são ainda mais notórios os benefícios oriundos das atividades dessa instituição.

Com a inauguração de sua trigésima nona escola, em Boa Vista, Roraima, a Fundação Bradesco passa a contar com pelo menos uma instituição de ensino em cada estado brasileiro. A Fundação atendeu, em 2003, 105 mil alunos, entre crianças, jovens e adultos, nas diversas modalidades de ensino que oferece - educação infantil, ensino fundamental e médio, educação profissional básica e técnica, e educação de jovens e adultos por meio da teleducação.

Os investimentos financeiros nessa área foram de R$138 milhões, oriundos exclusivamente da Organização Bradesco.

O critério para a instalação das escolas é o grau de carência socioeconômica da região escolhida. Na rede da Fundação, os alunos da educação básica recebem alimentação, material didático, uniformes e assistência médica e odontológica. A eficiência das escolas mede-se pelos altos índices de aprovação e pela baixa evasão escolar. Os casos de evasão geralmente são por motivo de mudança de residência da família do aluno.

Em seus 47 anos de atuação, são cerca de meio milhão as pessoas formadas pelos bancos escolares da Fundação Bradesco. Os alunos não recebem apenas conhecimento teórico. As atividades envolvem questões relacionadas à cidadania, empreendedorismo, trabalho voluntário, defesa do meio ambiente, diversidade e solidariedade. Tudo isso visando formar cidadãos completos, aptos a transformar a sociedade em que vivem. É uma verdadeira revolução social acontecendo nas regiões mais remotas do País, embora ocorra lentamente - como todo processo consistente de mudança social -, à medida que os valores vão sendo absorvidos pelos jovens. Por fim, os valores apreendidos haverão de florescer plenamente, através de ações concretas, quando esses jovens chegarem à idade adulta.

Entre os programas educacionais da Fundação Bradesco, quero destacar apenas um, por sua altíssima relevância social, chamado de Alfabetização Solidária, que abrange 19 Municípios no Nordeste e que já atendeu, desde o seu lançamento, em 1998, 68 mil alunos e capacitou 2 mil 750 professores.

No total, foram 105 mil alunos atendidos pela Fundação Bradesco em 2003. Desses, cerca de 56 mil são jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos. São mais de 130 opções de cursos de curta duração nas áreas de gestão, turismo, informática, lazer e desenvolvimento social, agropecuária, imagem pessoal, entre outras áreas profissionais. Além disso, há as telessalas de aula no sistema prisional do Estado de São Paulo, que vêm contribuindo significativamente para a reabilitação e a reintegração social dos sentenciados matriculados no programa.

Só pela contribuição na área educacional que a Fundação Bradesco dá ao País, já é evidente seu profundo comprometimento com a sociedade brasileira.

Mas não pára por aí. Em seguida, vêm suas contribuições na área cultural.

Através de uma verdadeira rede capilar de agências, o Bradesco é capaz de conhecer e identificar as tradições e o folclore de regiões remotas do País. O apoio dessa instituição não se dá apenas a festas, mas também a feiras agrícolas e comerciais, rodeios, congressos e conferências, entre outros. Em 2003, com investimentos da ordem de 1,5 milhão de reais, o Bradesco patrocinou 567 eventos comunitários.

Podemos citar dois casos que servem de exemplo entre a vastidão dos eventos patrocinados pelo Bradesco. O primeiro é o Festival Folclórico de Parintins, festa conhecida em todo o País, e que ocorre em junho, na ilha de Tupinambaranas, a 420 quilômetros de Manaus. O segundo, a Festa de São João de Caruaru, que atrai para a cidade pernambucana nada menos do que um milhão de visitantes e dura 30 dias. É a maior festa de São João do Brasil.

O Bradesco investe, ainda, maciçamente em arte e cultura. Dança, música, artes plásticas, literatura, cinema, arquitetura, preservação e informação histórica são alguns dos temas que recebem o apoio dessa instituição. Em todas essas áreas, são proporcionadas ocasiões para que as pessoas aumentem seus conhecimentos e tenham contato com riquezas culturais que, muitas vezes, só são acessíveis a quem pode viajar ao exterior.

Em resumo, o total de investimentos sociais externos - que abrangem, entre outras, as áreas de educação, cultura, saúde e saneamento, esporte, combate à fome e segurança alimentar - ultrapassa a soma de R$2 bilhões! Realmente, é de grande vulto a contribuição social trazida por essa instituição à sociedade brasileira.

Ainda há as atuações na área esportiva, na de solidariedade e cidadania e os investimentos nos recursos humanos que essa instituição promove para o bem do progresso e do desenvolvimento sociocultural da Nação. No entanto seria extenuante listá-los todos durante este breve pronunciamento. Cabe apenas ressaltar a vastidão das ações sociais que vem desenvolvendo o Bradesco, as quais são dignas de nosso mais sincero aplauso e apoio.

Sr. Presidente, nobres Colegas, diante das realizações sociais desenvolvidas por essa Instituição, chego a pensar que o gesto simples de cada cidadão em prol do seu semelhante tem um alcance maior do que leis, CPIs, resoluções e outros adventos legislativos que possamos deliberar nesta Casa.

De fato, algumas vezes chego à conclusão de que aquilo de que este País precisa não é mais leis. Já as temos tantas, e, no entanto, muitas são tão ineficazes! Sim, não se pode negar a importância das leis para regulamentar relações trabalhistas, comerciais, econômicas, políticas e coisas do gênero. Mas percebo que aquilo de que a sociedade mais necessita são ações como essa da Fundação Bradesco. Ações de solidariedade, ações de amor e fraternidade.

Penso que muitas leis e muitas medidas governamentais seriam mais eficazes se tivéssemos uma cultura mais humanitária difundida na sociedade brasileira. Exemplos de solidariedade, de trabalho voluntário e de cooperativismo, tais como as atividades que o Bradesco vem promovendo, levam a um aumento dos níveis de ética, auto-estima, cidadania e co-responsabilidade social, que trazem benefícios imensuráveis em todos os níveis e aspectos da vida de cada um de nós.

Tenho consciência de que, se pudermos, através de nossa atuação parlamentar, incentivar mais ações sociais como essas que o Bradesco desenvolve, se estimularmos o brasileiro a sensibilizar-se quanto à importância da participação comunitário-social, isso será muito mais eficaz que todo o restante, pois estaremos contribuindo para o desenvolvimento do que há de mais sólido na constituição de uma verdadeira Nação: os valores éticos relacionados à co-existência social.

Parabéns ao Grupo Bradesco pelo brilhante trabalho que vem desenvolvendo no sentido de tornar este País mais humano!

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/06/2004 - Página 18127