Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Júbilo pelo transcurso do quadragésimo segundo ano do "Movimento dos Autonomistas", que culminou com a autonomia político-administrativa do Estado do Acre. (como Líder)

Autor
Geraldo Mesquita Júnior (PSB - Partido Socialista Brasileiro/AC)
Nome completo: Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Júbilo pelo transcurso do quadragésimo segundo ano do "Movimento dos Autonomistas", que culminou com a autonomia político-administrativa do Estado do Acre. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 16/06/2004 - Página 18247
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, EMANCIPAÇÃO, ESTADO DO ACRE (AC), ELOGIO, LUTA, POPULAÇÃO, BUSCA, AUTONOMIA, COBRANÇA, CONGRESSO NACIONAL, GOVERNO BRASILEIRO, ALTERAÇÃO, SITUAÇÃO, TERRITORIO FEDERAL DO ACRE, CONGRATULAÇÕES, FESTA, PROMOÇÃO, GOVERNO FEDERAL.

O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (Bloco/PSB - AC. Pela Liderança do PSB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho à tribuna movido por um sentimento de júbilo compartilhado com os Senadores Sibá Machado e Tião Viana e com toda a população do meu querido Estado, o Acre.

Há quarenta e dois anos, o Acre passou de Território Federal a Estado da Federação brasileira. Esse acontecimento se deu graças à iniciativa parlamentar e legislativa do ex-Senador José Guiomar dos Santos, que apresentou a proposta, acolhida pelo Congresso Nacional, de transformar o ex-território em Estado.

Não fosse o movimento popular do povo acreano, a autonomia administrativa, econômica, política e financeira daquele bonito ex-território da Amazônia brasileira não teria sido conquistada. A exemplo do movimento revolucionário que, em um ato de guerra, delimitou o espaço hoje ocupado pelo Estado no início do século passado, outro movimento surgiu em nosso querido Estado na década de 60: o Movimento dos Autonomistas.

Aqui saúdo as centenas, os milhares de homens e mulheres que, em campanha bonita e memorável, cobraram do Congresso Nacional e do Governo brasileiro a mudança da condição que por fim conquistamos. Presto essa homenagem lembrando aqui o jornalista Elson Martins, o mais apaixonado dos autonomistas acreanos, mais ainda do que o meu velho e honrado pai, ex-Senador e ex-Governador, Geraldo Mesquita, também militante naquelas fileiras, naquele exército de autonomistas. São tantos os militantes que prefiro saudá-los lembrando o saudoso jornalista Elson Martins, o mais apaixonado dos autonomistas, que teve enorme responsabilidade no processo de mudança do nosso querido ex-território em Estado da Federação.

Há 42 anos, embora um jovem de 13 anos, vivenciei o gostoso clima transformador de que algo positivo iria acontecer, pois meu pai era político atuante no Estado. Desse tempo, o Acre cresceu, evoluiu. O Estado vem desenvolvendo ações no campo econômico, político e social, levando os acreanos a um processo de desenvolvimento contínuo e sustentável, para que possamos nos orgulhar cada vez mais de fazer parte da Federação, mostrando que ali também, naquele longínquo Estado, as coisas acontecem, seu povo participa do processo produtivo e tem a felicidade de, juntos, realizar o destino traçado para aquela terra tão querida, o Acre.

Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, aqui quero me congratular com os meus conterrâneos. Mesmo estando distante, quero festejar esta importante data. Sei que o Governador Jorge Viana está promovendo uma grande festa, certamente durante toda a semana, para a população do nosso Estado, comemorando esta data memorável, que une todos os acreanos no desejo de um desenvolvimento com inclusão social, de tornar o Estado dos nossos sonhos em uma terra produtiva e desenvolvida, com a participação de todos nesse processo, nessa caminhada comum a todos.

Portanto, as minhas felicitações ao povo acreano. Estejam certos de que estamos aqui, os Senadores acreanos, festejando com vocês essa data tão importante para o nosso Estado.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/06/2004 - Página 18247