Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Progresso alcançado pelo município de Luis Eduardo Magalhães/BA. (como Líder)

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Progresso alcançado pelo município de Luis Eduardo Magalhães/BA. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 16/06/2004 - Página 18258
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • ELOGIO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, REGIÃO, MUNICIPIO, LUIS EDUARDO MAGALHÃES (BA), ESTADO DA BAHIA (BA), REGISTRO, PRESENÇA, ORADOR, GOVERNADOR, PRESIDENTE, BANCOS, FESTA, EXPOSIÇÃO AGROPECUARIA.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, assisti hoje, no Município de Luís Eduardo Magalhães, a um agrishow de causar inveja a qualquer Estado do Brasil.

O Município de Luís Eduardo Magalhães fica na região mais próspera da Bahia e em uma das mais prósperas do Brasil. O número de empresas, de fábricas e de terras agricultáveis nessa região dá satisfação e honra a memória de seu patrono.

Estive no Município acompanhando o Governador Paulo Souto e vivendo momentos de grande alegria. Do ponto de vista econômico, a região é tão importante que lá estavam o Presidente do Banco do Nordeste, Diretores do Banco do Brasil e toda a Diretoria do Bradesco, inclusive seu Presidente, Sr. Márcio Cypriano. Dessa forma, vê-se o progresso da região que não é tão conhecida dos brasileiros, mas que precisa ser. Lá vivem baianos, mas sobretudo brasileiros de outros Estados com empreendimentos notáveis, dignos realmente do Município que mais se desenvolve na Bahia e talvez no Brasil.

Criado há quatro anos, hoje é o 15º Município em renda no Estado da Bahia - Estado que tem 417 Municípios. A população de Luís Eduardo Magalhães, que era de cinco mil habitantes, hoje é de 45 mil habitantes. É um progresso que nunca se viu! E, como é exemplo, penso que seria útil para a nossa Comissão de Agricultura ver como se desenvolve a agroindústria nesse Município.

O Governo do Estado ajuda na infra-estrutura, mas o Prefeito Oziel Oliveira e a Deputada Jusmari Oliveira são artífices dessa grande façanha do Oeste baiano.

Tenho certeza que outras figuras ilustres ainda irão para esse agrishow. Mas digo a V. Exª, com certo orgulho, que nem São Paulo, nem mesmo Ribeirão Preto, realiza um agrishow como o que está sendo realizado no Município de Luís Eduardo.

V. Exª pode ver a minha satisfação, a minha emoção! O Município que tem o nome desse grande político que foi meu filho está hoje entre os Municípios mais importantes do Brasil na produção do algodão, da soja ou do milho em toda a sua expansão geográfica. O número de máquinas no Município é alguma coisa de notável, enche os olhos de qualquer brasileiro.

Creio que, dentro de pouco tempo, será um município internacionalmente conhecido, pois sua expansão já vai para os demais municípios que o circundam. Na sexta-feira, tenho certeza de que irá ao show o Presidente do Banco do Brasil; mais ainda, irá o Ministro Roberto Rodrigues. S. Exª está naquelas minhas seis ou sete exceções: os bons Ministros do Governo. Estou certo de que o Ministro da Agricultura, inteligente e competente como o é, vendo aquele progresso, fará do município um exemplo para os demais municípios do Brasil. E isso Sr. Presidente, digo a V. Exª, que é um homem que trabalha, que luta e que defende o seu Estado de São Paulo, Estado que dá orgulho a todos os brasileiros e não apenas aos baianos, até porque não é um município baiano, mas do Brasil, dada a diversidade de empresários, dos mais variados Estados do País. Quero dizer a V. Exª que empreendimentos como este devem ser multiplicados no País. O Presidente da República deve tomar, por intermédio de seu Ministro da Agricultura, ciência do êxito dessa agricultura, dessa indústria, desse desenvolvimento

Ainda existem em muitas áreas do País terras ótimas, agricultáveis. E que não se pense que o Nordeste irá desenvolver-se apenas com o turismo! O turismo é sem dúvida uma fonte de renda do Nordeste, mas a agroindústria nas áreas agricultáveis evidentemente pode dar um desenvolvimento intenso ao Brasil.

Temos que acreditar no País, mas para isso a administração do Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, que teve um respaldo eleitoral excelente, tem que sentir que precisa modificar algumas peças do seu Governo, sem o que jamais alcançará o êxito que, tenho certeza, deseja para todos os brasileiros.

É assim que se vai melhorar a vida dos brasileiros. É assim que vamos ter, dentro em pouco tempo, mais emprego no campo. Em vez de incharmos as cidades e ficarmos cheios de favelas, inclusive em São Paulo, podemos aproveitar esses homens em indústrias e áreas agricultáveis em todo o País.

Falo, portanto a V. Ex.ª com muita emoção, porque o Município Luís Eduardo Magalhães está honrando a memória do seu patrono. Hoje me emocionei muito quando vi - e a cada dia me emociono mais quando vou lá - a grandeza dos empreendimentos da região oeste da Bahia, diria da região oeste do Brasil. Portanto, Sr. Presidente, creio que os Prefeitos, os parlamentares daquela região estão de parabéns pelo desenvolvimento desse município, um exemplo, não só para a Bahia, mas para todo o País.

Muito obrigado a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/06/2004 - Página 18258