Discurso durante a 83ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reclama da situação de convocar e desconvocar a reunião da CPMI do Banestado, deixando os membros sem saber o dia realmente marcado para a discussão dos assuntos.

Autor
Sibá Machado (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Machado Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Reclama da situação de convocar e desconvocar a reunião da CPMI do Banestado, deixando os membros sem saber o dia realmente marcado para a discussão dos assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 17/06/2004 - Página 18607
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • RECLAMAÇÃO, CONTROVERSIA, CONVOCAÇÃO, REUNIÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, APURAÇÃO, IRREGULARIDADE, BANCO DO ESTADO DO PARANA S/A (BANESTADO).

O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu estava presente na reunião da CPMI e não me vou ater à questão regimental, porque seria fruto de contra-interpretação. Mas quero relatar o que testemunhei. Poderia ter ocorrido um ato mais indigesto para a história desta Casa.

Não sei de quem partiu a ordem para retirar os funcionários do Congresso que estavam na sala da CPMI. Mas todos saíram, sem problema.

E pior ainda, Sr. Presidente, é que estavam presentes nove Deputados Federais e três Senadores quando um segurança da Casa informou que a porta seria trancada. Se houve qualquer tipo de desentendimento regimental entre o Relator e o Presidente da Comissão, eu desconheço autoridade nesta Casa para mandar fechar uma porta, evacuar a sala, retirando pessoas, principalmente Parlamentares. Se tivesse ocorrido o tal fato, se o segurança tivesse cumprido essa missão - ainda liguei para o 1º Secretário desta Casa, Senador Romeu Tuma, para pedir sua intermediação, já que poderíamos estar vivendo uma situação difícil -, eu me sentiria obrigado a arrebentar a porta da sala da CPMI.

Então, essa situação de convocar e desconvocar reunião deixou-nos todos sem saber o dia realmente marcado para a discussão dos assuntos da CPMI do Banestado.

Não discuto se as reuniões se darão às segundas, terças ou sextas-feiras, pela manhã, à tarde, de noite ou de madrugada. Sou pago pelo povo brasileiro para trabalhar na hora em que for determinada. Não tenho nenhum problema em estar aqui às sextas-feiras. Mas, naquele momento, foi feito um relato da situação a todos os presentes, que, com certeza, deliberarão sobre os encaminhamentos formais.

Sr. Presidente, para encerrar, não posso permitir que se aproveitem de qualquer oportunidade para incluir terceiras pessoas em um evento que não tem nada a ver. Não tem absolutamente nada a ver! O Governo brasileiro não tem nada a ver com isso! O Ministro José Dirceu não tem nada a ver com as intempéries do Senador Antero Paes de Barros, Presidente dessa CPI.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/06/2004 - Página 18607