Discurso durante a 83ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do artigo intitulado "Rumos do governo Lula", de autoria do economista Gesner Oliveira, publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 22 de maio do corrente.

Autor
Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registro do artigo intitulado "Rumos do governo Lula", de autoria do economista Gesner Oliveira, publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 22 de maio do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 17/06/2004 - Página 18645
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • LEITURA, COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, INEFICACIA, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, COMPROMETIMENTO, INVESTIMENTO, LONGO PRAZO, OBSTACULO, RETOMADA, CRESCIMENTO ECONOMICO, PAIS.

O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, ocupo hoje esta tribuna para registrar o artigo intitulado “Rumos do governo Lula”, de autoria do economista Gesner Oliveira, publicado no jornal Folha de S. Paulo, edição de 22 de maio do corrente.

O artigo destaca que após os primeiros 500 dias do Governo Lula, o que se observa é a ausência de uma estratégia de crescimento de médio e longo prazo, o que pode comprometer as chances de crescimento sustentado. O autor afirma que “as ações do governo conspiram contra o desenvolvimento tanto no plano macro quanto no microeconômico”.

A demora na tomada de decisão e as ambigüidades da posição oficial só contribuem para aumentar a incerteza, comprometendo os investimentos de longo prazo. Um exemplo é a agenda de reformas estruturais que, após as mudanças previdenciária e tributária, praticamente foi abandonada.

O autor conclui dizendo que “... na falta de sinais adequados para o investimento, será impossível pensar em retomar uma trajetória de crescimento sustentado nos próximos anos”.

            O artigo, que passo a ler para que fique integrando este pronunciamento, é o seguinte:

 

**********************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO AZEREDO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

**********************************************************************************************

Matéria referida:

           “Rumos do governo Lula”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/06/2004 - Página 18645