Discurso durante a 86ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Atentado contra a Rede de Rádio e TV União, em Fortaleza - CE. Registro da realização, ontem, da convenção municipal do PSDB em São Paulo, evento que homologou a candidatura da Deputada Luiza Erundina para concorrer à prefeitura da capital. (como Líder)

Autor
Geraldo Mesquita Júnior (PSB - Partido Socialista Brasileiro/AC)
Nome completo: Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA. POLITICA PARTIDARIA.:
  • Atentado contra a Rede de Rádio e TV União, em Fortaleza - CE. Registro da realização, ontem, da convenção municipal do PSDB em São Paulo, evento que homologou a candidatura da Deputada Luiza Erundina para concorrer à prefeitura da capital. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 22/06/2004 - Página 18983
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA. POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, EMPENHO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), APURAÇÃO, ATENTADO, ARMA DE FOGO, VITIMA, EMISSORA, RADIO, TELEVISÃO, ESTADO DO CEARA (CE).
  • IMPORTANCIA, HOMOLOGAÇÃO, CANDIDATURA, LUIZA ERUNDINA, DEPUTADO FEDERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), PREFEITURA, CAPITAL DE ESTADO, SÃO PAULO (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (Bloco/PSB - AC. Pela Liderança do PSB. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho à tribuna fazer o registro de um fato auspicioso para o PSB ocorrido ontem: a realização da Convenção do nosso Partido que homologou o nome da Deputada Luiza Erundina para concorrer à Prefeitura da capital de São Paulo.

Antes de falar deste assunto, no entanto, trago ao conhecimento desta Casa - peço a atenção do Ministro da Justiça para o assunto - um fato que considero de máxima gravidade, ocorrido há poucos dias em Fortaleza, capital do Estado do Ceará. A Rede de Rádio e Televisão União sofreu um atentado à bala, a meu ver, intimidatório. Isso me causou espécie, porque essa Rede também tem uma emissora de TV no Estado do Acre. Coincidentemente, há um registro no Estado, da época em que lutávamos contra o crime organizado - tenho essa lembrança - de um atentado intimidatório contra essa emissora, que tomou a frente na denúncia dos crimes perpetrados pelo esquadrão que atuava em nosso Estado.

Faço este registro e peço a atenção do Ministério da Justiça no sentido de que acompanhe as investigações que, certamente, estão sendo levadas a efeito pela Polícia do Ceará, para que esse crime seja apurado e para que não se permita mais, no País, atentados como esse à imprensa, que deve ser livre e soberana.

Volto ao assunto inicial, sobre a realização da Convenção do Diretório Municipal de São Paulo, que homologou as candidaturas, pelo meu Partido, PSB, de um número grande de futuros Vereadores daquela capital e do nome da Deputada Luiza Erundina, uma figura de expressão nacional, respeitada e que já foi Prefeita de São Paulo.

A Deputada geriu aquela Prefeitura com os olhos voltados para a periferia da cidade, para as pessoas que realmente precisam muito mais da atenção de um dirigente municipal.

A Convenção foi um ato prestigiado pelo ex-Ministro Roberto Amaral, Vice-Presidente do nosso Partido, que representava o companheiro Presidente do Partido, Deputado Miguel Arraes, que, em razão de compromissos em Pernambuco, não pôde comparecer. Estiveram também presentes o Senador João Capiberibe, o candidato de nosso Partido à Prefeitura de Belo Horizonte, João Leite, o companheiro Deputado Beto Albuquerque, que certamente será candidato a Prefeito em Porto Alegre. Foi uma festa bonita, com participação popular.

E o mais importante é que a candidatura da Deputada Luiza Erundina é apoiada pelo Partido como um todo, de forma coesa. Ter a Deputada na prefeitura de São Paulo é bom para aquela cidade e para o Brasil, pois é a garantia do compromisso com o povo daquela cidade, com a ética, com a aplicação correta dos recursos públicos.

Todos os membros do PSB têm o compromisso de lutar por seus companheiros em seus respectivos Estados e, complementarmente, fazer aquilo que estiver a seu alcance para dar repercussão e sustentação à candidatura da Deputada Luiza Erundina - que, repito, é fundamental para o PSB e para o País.

A partir de agora, vamos definir as coligações que estão sendo tratadas e costuradas. Tivemos a presença do Deputado Robson Tuma, do PFL, que trabalha intensamente para que caminhemos juntos nessa empreitada, pois são grandes as possibilidades.

Srª Presidente, com satisfação, faço o registro dessa convenção, que não é uma convenção qualquer, haja vista que escolheu um nome nacional e prestigiado por todo o Partido para dirigir a maior capital do País. É uma candidatura que conseguiu a coesão, a unidade do Partido. Temos a segurança e a certeza de que ela tem uma chance enorme de prosperar e resultar vitoriosa, em parceria com o povo da capital de São Paulo.

Era o que eu tinha a dizer.

Agradeço a atenção.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/06/2004 - Página 18983