Discurso durante a 87ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-governador Leonel de Moura Brizola.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-governador Leonel de Moura Brizola.
Publicação
Publicação no DSF de 23/06/2004 - Página 19051
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, LEONEL BRIZOLA, EX GOVERNADOR, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Para encaminhar a votação. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho a esta tribuna para me associar às homenagens ao ilustre político e brasileiro Leonel Brizola, falecido ontem. Faço-o com o mesmo sentimento de perda expressado, desde a madrugada, por todos aqueles que o conheceram e foram influenciados pela paixão que o ex-Governador Brizola sentia pelo Brasil e pela vocação política.

Menino pobre, nascido no interior do Rio Grande do Sul, desde cedo entendeu que a educação era o grande desafio que o País teria que enfrentar para ocupar um lugar de destaque no mundo.

Estudou, formou-se engenheiro e, ainda dentro da universidade, foi um dos principais articuladores da fundação do Partido Trabalhista Brasileiro.

Governador do Rio Grande do Sul, desafiou o capital estrangeiro, encampando as subsidiárias de duas empresas multinacionais: a Companhia de Energia Elétrica Rio-Grandense e a Companhia Telefônica Rio-Grandense.

Em 1961, enfrentou os militares ao liderar a Campanha da Legalidade, mediante uma rede de emissoras de rádio, a partir de Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul. Com esse instrumento, conseguiu mobilizar o povo brasileiro e garantir que o então Vice-Presidente da República, João Goulart, assumisse a Presidência no lugar de Jânio Quadros, que renunciara ao cargo.

Duas vezes Governador do Rio de Janeiro, construiu os Cieps. As escolas em tempo integral demonstraram a grande visão do Governador para a educação na vida de nossas crianças mais carentes. Mostrava ao Brasil que era possível, sim, tirar as crianças da rua, oferecendo-lhes um lugar para estudar, alimentar-se e praticar esportes, longe da violência e da mendicância.

Esperamos que esse exemplo de coragem do ex-Governador e Presidente do Partido Trabalhista Brasileiro possa influenciar os homens públicos do País, alertando-os para a necessidade de criarmos a escola com período integral, principalmente para tirarmos as nossas crianças da violência.

Brizola também foi o idealizador do sambódromo, referência nacional e internacional de maior expressão da cultura popular brasileira, o carnaval.

Mas, acima de tudo, Leonel Brizola marcou e deverá marcar gerações de políticos e de brasileiros pelo seu grande exemplo de coerência, dedicação e fidelidade aos seus princípios.

Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/06/2004 - Página 19051