Discurso durante a 87ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-governador Leonel de Moura Brizola.

Autor
Delcídio do Amaral (PT - Partido dos Trabalhadores/MS)
Nome completo: Delcídio do Amaral Gomez
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-governador Leonel de Moura Brizola.
Publicação
Publicação no DSF de 23/06/2004 - Página 19053
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, LEONEL BRIZOLA, EX GOVERNADOR, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), ELOGIO, VIDA PUBLICA, LIDERANÇA, ATIVIDADE POLITICA, DEFESA, INTERESSE NACIONAL.

O SR. DELCÍDIO AMARAL (Bloco/PT - MS. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, serei breve.

Em primeiro lugar, farei uma homenagem ao engenheiro e político Leonel Brizola, cumprimentando e solidarizando-me com a sua família.

Sr. Presidente, mais do que nunca quero destacar o papel que teve Leonel Brizola na História do nosso País e do Rio Grande do Sul, Estado do nosso querido Senador Paulo Paim.

Leonel Brizola foi quem cuidou da infra-estrutura, da telefonia, que cuidou das linhas de transmissão e distribuição das usinas do Rio Grande do Sul. As atitudes do ex-Governador Brizola ao estatizar tanto a companhia de energia quanto a companhia da telefonia foram bastante corajosas para aquele momento.

E assim foi no Rio de Janeiro. O Governador Brizola, dirigindo aquele Estado tão importante para o nosso País, tal como no Rio Grande do Sul, preocupou-se com obras viárias, com a cultura, com o lazer e, acima de tudo, com a educação. Um povo se forja na educação, e esta representou a prioridade absoluta das ações efetivas do Dr. Leonel Brizola. E, ao lado de um administrador com esse perfil, vimos um homem corajoso, ousado, carismático e legalista.

Alguns Senadores já manifestaram seu apoio integral; outros, as divergências que tiveram com o ex-Governador Leonel Brizola ao longo dos anos, mas é absolutamente inquestionável seu papel na democracia, no cenário político brasileiro, como uma pessoa cuja biografia se confunde com a história do País, com a história política do Brasil. São raras as pessoas que conseguem unir sua biografia com a história de uma nação, como o engenheiro Leonel Brizola efetivamente conseguiu. Isso, por causa dos seus valores e do seu caráter. Trata-se de um homem, meu caro Senador Mão Santa, honesto, decente, que fez oposição corajosa e sempre teve uma vida absolutamente ilibada. Perdemos um grande homem, mas ficou a referência, o exemplo de um homem decidido e de um grande líder polêmico - mas todos os líderes o são.

O Brasil, que tem verificado ao longo dos tempos essa falta de decisão e de coragem, teve o grande exemplo do engenheiro Leonel Brizola, por tudo que fez, acreditando no País e no povo e, mais do que nunca, honrando e dignificando toda a classe política do Brasil.

Desejo que Deus ilumine e abençoe os familiares do Governador Leonel Brizola. Cumprimento os companheiros do PDT de Mato Grosso do Sul - trata-se de uma das principais agremiações partidárias do meu Estado - e peço que continuem orando por esse grande brasileiro que perdemos.

Que Deus o abençoe!

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/06/2004 - Página 19053