Discurso durante a 88ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Implantação, em breve, de terminal de carga no município de Colatina - ES, denominado Porto Seco.

Autor
Marcos Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/ES)
Nome completo: Marcos Guerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Implantação, em breve, de terminal de carga no município de Colatina - ES, denominado Porto Seco.
Publicação
Publicação no DSF de 24/06/2004 - Página 19372
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • ANUNCIO, IMPLANTAÇÃO, MUNICIPIO, COLATINA (ES), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), TERMINAL, TRANSPORTE DE CARGA, RECURSOS, INICIATIVA PRIVADA, APOIO, PREFEITURA, RECEBIMENTO, GRANITO, MADEIRA, CAFE, PRODUTO INDUSTRIALIZADO, LIGAÇÃO, FERROVIA, PARTICIPAÇÃO, COMPANHIA VALE DO RIO DOCE (CVRD), MELHORIA, TRANSPORTE FERROVIARIO, PREVISÃO, INSTALAÇÃO, ESTAÇÃO ADUANEIRA, AUMENTO, ARRECADAÇÃO, IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS (ICMS), ESCOAMENTO, PRODUÇÃO, EXPORTAÇÃO.

O SR. MARCOS GUERRA (PSDB - ES. Sem apanhamento taquigrafia.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, brevemente será implantado em Colatina, Região Noroeste do Espírito Santo, um Terminal de Cargas, denominado Porto Seco, que atenderá, especialmente, ao transporte de granito, madeira, café e produtos industrializados das regiões norte e noroeste do Estado, leste de Minas Gerais e todo o centro-oeste do País, através da ligação por linhas férreas.

As obras foram iniciadas no mês de maio passado, tendo como apoio a Prefeitura Municipal de Colatina, com recursos da iniciativa privada.

            Prevê-se que a influência desse Terminal colocará o Município de Colatina como uma nova opção para enriquecer ainda mais o Espírito Santo, como um dos principais Estados em sistema de logística, e movimente em torno de 200 mil toneladas de granito, 150 mil toneladas de madeira e 50 mil de cargas diversas, em contêineres. O projeto é implantar um complexo aduaneiro que poderá ser também um ponto de apoio ao Corredor Centro-Leste.

Com o objetivo de criar a nova estrutura de transporte ferroviário, os investimentos iniciais serão divididos entre a Centro Norte Armazéns e a Companhia Vale do Rio doce (CVRD). Levou-se em consideração a posição estratégica do local, próximo à linha da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).

Segundo a opinião das lideranças locais, inclusive a do Prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, a estrutura do pólo empresarial é toda projetada. A atração de novas empresas, a geração de empregos, a circulação das cargas pesadas pelas ferrovias, liberando as rodovias, e o aumento da arrecadação do ICMS serão algumas das vantagens imediatas do projeto.

Em síntese, Sr. Presidente, o nosso sonho de implantação dessa Estação Aduaneira, ao lado de um Distrito Industrial, às margens do Rio Doce, está próximo de se tornar realidade. Faço essa ressalva, principalmente porque o município de Colatina, nos últimos dez anos, vem perdendo considerável participação na distribuição do ICMS.

Concluindo, Senhor Presidente, quando a aduana estiver instalada, poderá atender ao escoamento de toda a produção regional a ser exportada, inclusive às cargas que são transportadas pelo Corredor Centro-leste.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/06/2004 - Página 19372